Como descrever uma imagem para cego?

Como descrever uma imagem para cego?

Dicas para descrever imagens

  1. Use a fórmula simplificada: formato + sujeito + paisagem/contexto + ação;
  2. Identifique os elementos relevantes na imagem;
  3. Mencione as cores;
  4. Use verbos no presente e evite gerúndio;
  5. Elimine pleonasmos;
  6. Não use adjetivos;
  7. Descreva apenas o que tiver certeza;

Qual a lei do deficiente visual?

No dia 23 de março de 2021, foi publicada a Lei 14.126/2021 que em seu texto classifica a visão monocular como uma deficiência sensorial do tipo visual.

Como descrever PraCegoVer?

Basicamente, o movimento #PraCegoVer consiste em despertar a atenção dos usuários, para que coloquem uma descrição detalhada da imagem utilizada em suas publicações em mídias sociais. Estas informações serão reproduzidas em aplicativos de áudio descrição destinados, principalmente, para deficientes visuais.

Como fazer o #PraCegoVer?

Para utilizar esta ferramenta é realmente muito simples. Basta que na publicação, após colocar a legenda normalmente, o usuário adicione o #PraCegoVer e em seguida, faça uma descrição da imagem. Por exemplo, primeiro escreve o que se trata, se é foto, desenho, charge, tirinha, ilustração etc.

LER:   Qual a origem da palavra alicate?

O que diz a lei 14126 de 2021?

Lei nº 14.126/2021: classifica a visão monocular como deficiência sensorial, do tipo visual. O conceito de pessoa com deficiência pode ser encontrado no art. 2º da Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Art.

Porque a #PraCegoVer?

O #PraCegoVer possibilita a audiodescrição para a compreensão de imagens, transformando elementos visuais em palavras. É também uma maneira de chamar atenção para que os videntes enxerguem as pessoas com deficiência visual e reconheçam as suas necessidades.

O que é a hashtag #PraCegoVer?

Com objetivo de trazer essa temática à tona de forma divertida e inclusiva, a professora baiana Patrícia Braille criou um evento no Facebook chamado #PraCegoVer, que convidava seus participantes a narrarem, no dia 4 de janeiro daquele ano, conteúdos da rede social para pessoas com deficiência visual.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo