Como foi ou como foram as ferias?

Como foi ou como foram as férias?

Férias é um substantivo que deve ser usado sempre no plural. Sendo assim, para fazer a concordância, devemos flexionar o complemento da frase para o plural. Fica assim: “As férias começaram ontem” (tudo no plural).

Estou de ou em férias?

Na locução de férias, o verbo estar é usado com a preposição de para transmitir uma situação ou estado. Também é considerado correto o uso da preposição de com os verbos entrar e sair: Estou de férias desde ontem. Entrei de férias ontem.

Porque a palavra férias e acentuada?

Também acentuamos as paroxítonas terminadas em ditongos crescentes (semivogal+vogal): Névoa, infância, tênue, calvície, série, polícia, residência, férias, lírio.

Como usar a palavra férias?

A palavra férias, no plural, é usada para indicar um período de descanso, ou seja, um momento de descanso, recesso, licença, repouso, pausa,……Para indicação do período de férias, pode ser utilizada a preposição de ou a preposição em:

  1. Estar de férias.
  2. Estar em férias.
  3. Entrar de férias.
  4. Entrar em férias.
LER:   Sao contas do passivo escolha uma opcao?

Como usar a palavra “férias”?

No entanto, é bom que estejamos atentos a somente um detalhe: quando a palavra “férias” vier acompanhada de um adjetivo, recomenda-se optar pela expressão “em férias”. Note a diferença: Todos os funcionários entraram em férias coletivas. Eu estou em merecidas férias.

Como você está de férias ou em férias?

– Você está de férias ou em férias? Como você responderia? Tais questionamentos representam somente mais um dos tantos que existem, em se tratando dos fatos linguísticos. Entretanto, nada que um pouco de prática e familiaridade não resolva tal impasse. Caso tenha ficado em dúvida, saiba que ambas as formas estão corretas.

Será que as férias começaram ontem?

Fica assim: “As férias começaram ontem” (tudo no plural). Caso você não queira usar dessa maneira porque a frase soa de uma forma que você não gostou, a alternativa é deixar claro que você vai falar sobre um período e usá-lo no singular.

Será que os funcionários sairão de férias coletivas?

LER:   Quanto ganha um advogado na Nova Zelandia?

Os funcionários sairão em férias coletivas. Após o balanço final, todos estarão em merecidas férias. Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉 Conte com o artigo para não errar mais o uso dos porquês.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo