Como funciona um detergente?

Como funciona um detergente?

O detergente é utilizado na limpeza, pois consegue interagir tanto com substâncias polares (água), quanto com as apolares (sujeira). Assim ocorre a formação de micelas, que são gotículas de gordura aprisionadas por moléculas do detergente. Este processo de formação de micelas recebe o nome de emulsificação.

Como é a polaridade no detergente?

A estrutura do sabão possui uma parte polar e outra apolar, veja: A extremidade apolar é hidrófoba e a polar é hidrófila, ou seja, a cadeia de hidrocarbonetos não tem afinidade pela água, mas o grupo polar sim, considerando que a água também é polar.

Como acontece a fabricação do detergente?

Para a sua produção são necessários hidrocarbonetos que irão constituir a parte hidrofóbica do tensoativo, e de outros compostos químicos como o ácido sulfúrico, o trióxido de enxofre e o óxido de etileno, que irão participar na formação da parte hidrofílica da molécula (extremidade amorfa).

Como é feito o detergente?

A composição do detergente é basicamente: agentes modificadores de espuma, coadjuvantes, agentes removedores de manchas, agentes de suspensão, silicatos, agentes modificadores de pó, alcalinizantes, ingredientes menores e substâncias inertes. Enquanto um sabão natural, como o SABÃO DE COCO POSITIV.

LER:   O que caracteriza uma janela?

Quando lavamos a louça com detergente Formam-se espumas sem precisarmos soprar o que explica isso?

Quando lavamos a louça com detergente Formam-se espumas sem precisarmos soprar o que explica isso? Moléculas do detergente prendem a gordura Assim, o detergente acaba quebrando a oleosidade em pedaços microscópicos, que ficam boiando na água.

Como o sabão age para retirar a gordura?

Basicamente, o sabão consegue “quebrar” essa “película” da água, permitindo que ela penetre nos materiais e remova a sujeira. Desse modo, a parte apolar da molécula do sabão interage com as moléculas apolares das gorduras e dos óleos, e a parte polar interage com as moléculas polares da água.

Como o sabão age no processo de eliminação da sujeira gordura )?

O sabão funciona da seguinte maneira: a sua parte apolar é hidrofóbica, ou seja, tem aversão à água, mas é lipofílica, isto é, interage com as moléculas da gordura (que também são apolares), “aprisionando-as” dentro de uma micela, como mostra a imagem a seguir. Desse modo, a sujeira gordurosa é arrastada com a água.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo