Como o Coral-sol se adaptou ao Brasil?

Como o Coral-sol se adaptou ao Brasil?

O gênero foi registrado inicialmente na década de 1980 em plataformas de petróleo na Bacia de Campos, Rio de Janeiro, mas sem que se iniciassem estudos e registros sistemáticos. O primeiro registro em substrato estável natural, num costão rochoso, veio a ser reconhecido em 1998, em Arraial do Cabo.

Como os corais coccinea e Tagusensis chegaram ao litoral brasileiro?

Coral-sol é o nome genérico das duas espécies de coral que se alojam na costa brasileira: Tu- bastraea tagusensis e Tubastraea coccínea. Os pesquisadores descobriram os corais invasores incrustados em plataformas de petróleo e gás na bacia de Campos, no estado do Rio de Janeiro.

Como o Coral-sol pode interferir na biodiversidade local?

Uma vez estabelecido, o coral-sol é capaz de ser o primeiro a ocupar os espaços vazios e de expulsar organismos nativos do costão rochoso. Assim, ele reduz a biodiversidade e a complexidade estrutural do ecossistema.

LER:   Quem e o lider do Mundial de Surf 2021?

Porque o cora sol é classificado como uma espécie exótica invasora?

Os primeiros registros do coral-sol na região datam da década de 1980 e é consenso que a invasão aconteceu graças à presença de estruturas petrolíferas que se movem lentamente e trazem em seus cascos os mais variados organismos, que vão se acumulando ao longo do percurso — o mesmo roteiro observado agora em Alcatrazes.

Como o Coral-sol sobrevive?

O aquecimento das águas interfere no metabolismo das algas em simbiose com os corais. Embranquecido, o coral sobrevive por alguns dias. Se o aquecimento perdura, ele morre. O branqueamento ou a morte dos corais nativos abre a oportunidade para a invasão do substrato pelo coral-sol”, explicou.

Quando o Coral-sol foi trazido para o Brasil?

1980
O primeiro registro de invasão do coral-sol foi feito na década de 1940, no Caribe. Vinte anos depois, deslocou-se para o Golfo do México. No Brasil, chegou nos anos 1980, trazido acidentalmente pelas plataformas de petróleo e gás, encomendadas por empresas que se instalaram na região.

LER:   Qual a massa em gramas de 1 mol de moleculas de agua?

Como os corais chegaram ao Brasil?

“O primeiro registro dos corais-sol na costa brasileira foi em incrustações em plataformas de petróleo. Então, acredita-se que esse foi o meio em que eles chegaram aqui, via incrustação em navios, plataformas e estruturas desse tipo”, diz a pesquisadora.

Como chegaram os corais no Brasil?

Acredita-se que os corais invasores chegaram ao Brasil incrustados em cascos de navios e plataformas de petróleo. Foi na década de 80 que eles foram observados pela primeira vez, próximos ao litoral do Rio de Janeiro.

Quais os problemas causados pelo Coral-Sol?

O coral-sol vem causando sérios impactos ecológicos, econômicos e sociais, que conflitam com um meio ambiente saudável. São comprovadamente nocivos às populações e comunidades nativas (2,3,4,5,6,7). As espécies se espalham rapidamente, dominando costões rochosos e recifes.

Quais as características do filo ao qual pertence o Coral-sol?

O coral-sol é uma espécie de coral que pertence ao gênero Tubastraea, que pode ser encontrado nas águas de Timor-Leste ….Coral-sol.

LER:   Porque a queda do Muro de Berlim representou o fim de um periodo historico?
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Cnidaria
Classe: Anthozoa
Subclasse: Hexacorallia

O que facilita a expansão do Coral-sol?

Para o coral-sol, ao contrário, parece brilhante. De um lado, as mudanças climáticas globais e o aquecimento das águas favorecem o invasor, que se regenera melhor em águas mais quentes, enquanto os corais nativos correm o risco de morrer. Além disso, a extração de petróleo nas águas brasileiras tende a se expandir.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo