Como se da o uso da ironia?

Como se dá o uso da ironia?

Ocorre de maneira proposital e pode se dar por meio da fala ou de algum enunciado (ironia oral) ou por intermédio de uma representação artística (ironia dramática), que pode ser percebida pelos telespectadores, mas não necessariamente pelas personagens. Machado de Assis é um autor brasileiro muito conhecido pelo uso de ironia em suas obras.

Qual a origem do termo “ironia”?

O termo “ironia” é proveniente do grego antigo “ eironēia ”, que quer dizer “ dissimulação ”. As teorias de retórica dividem a ironia em, basicamente, três tipos diferentes: oral, de situação ou dramática.

Por que não usar expressões irônicas?

No emprego de expressões irônicas, nem sempre o receptor da mensagem perceberá rapidamente a intenção da fala. Por ser mais sutil, é possível que passe algum tempo até que a pessoa perceba que foi ironizada.

Por que as pessoas são irônicas?

Por que as pessoas são irônicas? Podemos observar que a ironia serve para gozar de alguém ou de alguma situação. A ideia é potencializar o que de fato aconteceu mencionando a sua natureza contrária, a fim de lembrarmos da realidade.

Quais são as frases irônicas?

Os exemplos acima são ironias mais diretas e explícitas, nas quais o próprio contexto e significado estão explicados nas próprias frases. Entretanto, é possível encontrar frases irônicas que dependem do contexto em que são utilizadas, como: Parabéns pelo ótimo serviço! (Em um contexto onde alguém cometeu alguma falha no trabalho);

Qual é a ironia de um poema?

Ao mesmo tempo, observa-se o uso de ironia, que não é próprio da ciência. Identifique o recurso mencionado e explique em que consiste a ironia do autor. A ironia se dá nas referências ao acaso e à observação de mulheres nuas. Impossível compor um poema a essa altura da evolução da humanidade. O último trovador morreu em 1914.

Por que a ironia é mais sutil?

Enquanto a ironia é mais sutil, o sarcasmo é considerado mais malicioso. No emprego de expressões irônicas, nem sempre o receptor da mensagem perceberá rapidamente a intenção da fala. Por ser mais sutil, é possível que passe algum tempo até que a pessoa perceba que foi ironizada.

Qual o significado do termo “ironia”?

O termo “ironia” vem do grego eirōneía e significa “dissimulação”, enquanto o termo “antífrase”, que vem do grego antiphrasis, significa “expressão contrária”. A ironia pode ser verbal ou observável, dependendo da situação.

LER:   O que acontece se a mulher raspar o bigode?

Por que a abdicação é irônica?

Daí o tom irônico, de franca zombaria, principalmente quando o narrador diz que “estava assinada a abdicação”. Abdicar é renunciar a algo, no caso, ao posto de imperador que o personagem julgava ocupar. Quando se obtém um resultado contrário ao desejado em uma situação. Um exemplo desse tipo de ironia envolve o famoso naufrágio do Titanic.

Qual a diferença entre a ironia e o sarcasmo?

No entanto, ao contrário da ironia, o sarcasmo é notadamente mais agressivo e provocador, muitas vezes zombando de algo ou de alguém. A ironia, por sua vez, pode ser mais leve ou menos óbvia e mais sutil no tom de deboche. A ironia consiste em uma figura de linguagem que traz o sentido oposto do que foi enunciado.

Como usar a ironia em obras artísticas?

Exemplos do uso de ironia. A ironia é um recurso muito utilizado no dia a dia, mas também em obras artísticas. Vejamos alguns exemplos de seu uso. “Puxa, que bom que o elevador quebrou! Agora só teremos que subir 12 lances de escada, são bem poucos.”. Certamente, a pessoa não está feliz por ter que subir 12 lances de escada.

Como ocorre a ironia de uma peça de teatro?

Assim, ela ocorre quando o personagem de uma narrativa ou peça de teatro desconhece algumas informações que são de conhecimento dos leitores ou do público. Um exemplo desse tipo de ironia pode ser retirado de um romance de Machado de Assis: Quincas Borba (1891). Como se pode ver neste trecho que narra a morte do protagonista:

Como o dramaturgo pode fazer a ironia?

O dramaturgo pode recorrer a diferentes formas de fazer ironia utilizando, por exemplo, prólogos, epílogos, utilizando o coro, etc. mas estes recursos são circunstanciais em relação ao drama.

Como a ironia é construída por quem é inteligente?

Assim como a ironia é mais facilmente construída por quem é inteligente, essa segue o mesmo padrão. Contudo, não é pertencente a uma pessoa com bom equilíbrio e inteligência emocional. Basicamente, sarcásticos não tem tanta empatia. Para que fixe melhor o significado de ironia, se atente a essas frases.

Qual a relação entre ironia e vocabário?

[5] IRONIA E VOCABULÁRIO: A seleção de vocábulos (maconheiros, aborteiros e, nas últimas linhas do texto, crioléu, bichas) revela o tom crítico e irônico do autor. Ele busca criar um personagem acentuadamente preconceituoso justamente para dar o tom irônico de seu texto e, assim, criticar os conservadores.

https://www.youtube.com/watch?v=P17U5JtlD5k

Quais os exemplos de ironia na literatura e na música?

Exemplos de ironia na literatura e na música: “A excelente dona Inácia era mestra na arte de judiar crianças.” (Monteiro Lobato) “Moça linda bem tratada,/três séculos de família,/burra como uma porta: um amor!” (Mário de Andrade) “Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis…” (Machado de Assis)

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo