Como se iniciou a politica ambiental brasileira?

Como se iniciou a política ambiental brasileira?

A política ambiental brasileira iniciou sua trajetória a partir da década de 1930, quando foram dados os primeiros passos na elaboração de normativos pioneiros afetos à gestão dos recursos naturais, tais como o Código de Águas e o Código Florestal, ambos instituídos em 1934.

Em que ano surgiu o primeiro documento ambiental brasileiro?

1981
Este instrumento, o licenciamento ambiental, é um processo administrativo que resulta, ou não, na emissão de uma licença ambiental. Foi introduzido no país com a lei da Política Nacional do Meio Ambiente, em 1981.

Como é a política ambiental brasileira?

A política ambiental no Brasil é debatida desde a primeira metade do século XX e até hoje rende profundas e acaloradas discussões. Entende-se por política ambiental o conjunto de normas, leis e ações públicas visando à preservação do meio ambiente em um dado território.

LER:   Por que o nome civilizacao minoica?

Quais são as fases da política ambiental no Brasil?

A autora distingue quatro abordagens estratégicas básicas nas políticas ambientais brasileiras: 1) a administração dos recursos naturais, 2) o controle de poluição industrial, 3) o planejamento territorial e 4) a Política Nacional do Meio Ambiente.

Em que ano inicia o processo de consciência ambiental no mundo?

Durante a Conferência de Estocolmo, em 1972, surgiu a primeira proposta global para o tema educação ambiental. O evento marcou o início de um processo de formação de pessoas pelo mundo com uma visão direcionada para as discussões do meio ambiente.

Qual a ordem das licenças ambientais?

Sendo assim, as licenças ambientais existentes são: licença prévia, licença de instalação e licença de operação. Por fim, a licença de operação é a última a ser concedida, desde que as condições estabelecidas nas licenças anteriores tenham sido cumpridas.

Quando foi criado o licenciamento ambiental?

Como surgiu o licenciamento ambiental? Com a Conferência de Estocolmo, em 1972, que teve como princípio básico a conciliação entre desenvolvimento e proteção ambiental, governos de países como Alemanha, Canadá e França começaram a adotar a avaliação de impacto ambiental em suas legislações e estruturas administrativas.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo