Como usar a virgula corretamente?

Como usar a vírgula corretamente?

Então, não tem jeito: para usar a vírgula corretamente é preciso entender qual sua função na frase e ficar de olho nas regras. Em primeiro lugar, a vírgula, de fato, representa uma breve pausa na sentença. No entanto, isso não tem a ver com a respiração. Essa característica está relacionada, principalmente, à linha de raciocínio do texto.

Como a vírgula é colocada antes e após a frase?

A vírgula é colocada antes e após o aposto (termo utilizado para tecer explicações ou definições sobre um substantivo da frase). Veja: Matheus, o professor de química, me mandou e-mail ontem.

Como colocar a vírgula antes e após a oração?

Coloca-se a vírgula antes e após a oração subordinada adjetiva explicativa, como: Manoel, que trabalha com o papai, ligou ontem à noite. Meu amigo Lucas, aquele que mora em Santos, vai se mudar para o Chile.

Como usar a vírgula para separar o lugar e o modo da frase?

Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase Quando um tipo específico de expressão — aquela que indica tempo, lugar, modo e outros — iniciar a frase, usa-se vírgula. Em outras palavras, separa-se o adjunto adverbial antecipado. Exemplos: Lá fora, o sol está de rachar!

Conheça as regras para usar a vírgula corretamente. Separam-se os constituintes com idêntica função sintática (quando não estão ligados pelas conjunções e/ou) com uma vírgula.

LER:   Quais times Alex Dias jogou?

Por que a vírgula é confusa?

A vírgula é um dos elementos que causam mais confusão na língua portuguesa. Pouca gente sabe ao certo onde deve e onde não deve usá-la. O motivo disso é bem simples: sempre nos ensinaram do jeito errado!

Como colocar uma vírgula em uma oração?

No início de uma oração, deve colocar-se uma vírgula na sequência de um sim ou de um não, quando estes advérbios se referem a uma oração anterior. – Sim, isto é um caso perdido! Quando os conetores adverbiais ocorrem em posição inicial de frase, são seguidos de vírgula. Quando os conetores adverbiais estão intercalados, são delimitados por vírgula.

Qual é a vírgula confuso?

A vírgula ] é um sinal de pontuação que separa elementos dentro de uma oração e orações dentro de um período. Marca uma pequena pausa. Muitos consideram o uso da vírgula confuso por ser flexível em alguns casos.

Qual o sinal da vírgula?

Em primeiro lugar, a vírgula, de fato, representa uma breve pausa na sentença. No entanto, isso não tem a ver com a respiração. Essa característica está relacionada, principalmente, à linha de raciocínio do texto. O sinal é importante, por exemplo, para explicar ou ressaltar informações.

Como usar a vírgula na gramática?

Gramática. O uso da vírgula serve para marcar o deslocamento de um termo na frase, por meio de uma pausa que altera a entonação. Na fala, a intenção de exprimir afirmação, exclamação ou interrogação é marcada pela variação no modo de emitir um som, porém, na escrita, é a pontuação que serve para representar graficamente essa entonação que ajuda

LER:   O que significa ter um capital de giro?

Por que a vírgula é submetida a determinadas regras?

A vírgula, assim como tantos outros elementos relacionados aos conteúdos gramaticais, encontra-se submetida a determinadas regras no que se refere à sua aplicabilidade ou não. Dentre as várias circunstâncias em que este sinal de pontuação se faz presente, destacam-se os períodos compostos por subordinação e coordenação.

Como usar a vírgula no início da frase?

Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase Quando um tipo específico de expressão — aquela que indica tempo, lugar, modo e outros — iniciar a frase, usa-se vírgula. Em outras palavras, separa-se o adjunto adverbial antecipado.

Qual a função da vírgula?

A vírgula serve para separar, dentro da mesma oração, elementos que têm a mesma função sintática e que, regra regal, não sejam ligados pelas conjunções e, nem, ou.

Será que o uso das vírgulas é dispensável?

Além desses casos, o uso das vírgulas é dispensável quando os advérbios ou locuções adverbiais de pequeno porte, ou seja, as compostas por poucas palavras – em média três –, estão no início das orações, a não ser que haja um interesse do redator em dar ênfase a esses termos. Felizmente as chuvas cessaram em Belo Horizonte.

Quando devemos dispensar a vírgula?

Exemplos retirados de Luft (2002, p. 36). Casos em que devemos dispensar a vírgula: Quando o e conclui uma enumeração: Várias línguas— francês, italiano, alemão e rético — se falam na Suíça. Eis três mulheres bíblicas: Sara, Rebeca e Lia. Exemplos retirados de Rocha Lima (2011, p. 317). O médico veio e telefonou mais tarde.

Quando usamos a vírgula após a intercalação?

Quando temos uma informação intercalada na frase Aqui, utilizamos a vírgula depois do “e” quando ele é precedido de uma intercalação.

Em alguns casos, esta intercalação pode vir antes e depois do “e”, fazendo com que ele fique entre vírgulas. Preste atenção neste exemplo: “Luana entrou, muito assustada, e, em seguida, saiu da sala”. Escrevemos um artigo completo sobre como usar a vírgula corretamente em 10 regras simples, confira este artigo simples e prático.

Por que a vírgula é obrigatória?

A vírgula é aqui obrigatória, e a continuidade do sentido não se perde pelo facto de a colocarmos depois da conjunção copulativa. Há, no entanto, casos em que a vírgula é facultativa, e então não se deve “descoser” o discurso que tem um ritmo e uma unidade própria.

Qual a vírgula mais importante?

Por mais simples que possa parecer, a vírgula é uma das regrinhas da Língua Portuguesa mais importantes que existem. O uso inequívoco dela pode mudar o sentido de uma frase e, consequentemente, de uma ideia. Além disso, textos escritos com vírgulas a mais ou a menos se tornam incoerentes.

Como usar a vírgula no discurso?

A vírgula serve para assinalar uma pausa de pequena duração. Entre os elementos de uma oração, usa-se geralmente para separar: O vocativo é um chamamento ou interpelação ao interlocutor no discurso. É o caso do seguinte exemplo: “Que temes, ó guerreiro?” (DIAS, Gonçalves). “Ó guerreiro” é o vocativo, isolado por vírgula.

Como usar a vírgula durante a escrita?

Como usar a vírgula é uma dúvida que sempre aparece durante a escrita de uma redação. Pode parecer coisa pouca, mas a verdade é que a vírgula é um dos pontos mais importantes para uma boa escrita. Infelizmente o uso da vírgula é ensinado de forma errada durante o período escolar.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo