O que aconteceu no periodo do Renascimento?

O que aconteceu no período do Renascimento?

Movimento artístico e filosófico surgido na Itália no século XV. O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.

Porque o Renascimento foi importante para a história?

O Renascimento, ou Renascença, foi um movimento muito importante da história da Europa. É chamado de Renascimento porque foi um movimento que procurou fazer renascer a cultura e a arte da Grécia e da Roma antigas. O pensamento da Antiguidade foi retomado como base para desenvolver ideias novas.

Como o Renascimento mudou a sociedade?

As mudanças ocorridas na Europa, como o desenvolvimento do comércio e das cidades e a expansão marítima, foram acompanhadas por um intenso movimento cultural. Essas transformações faziam os europeus acreditarem que viviam em um novo tempo, muito diferente daquele que imperou durante toda a Idade Média.

Quais foram as consequências do renascimento italiano?

Entre essas transformações, podemos citar: origem da burguesia (com o declínio da nobreza feudal), renascimento urbano e comercial, êxodo rural e a transição do feudalismo para o capitalismo.

LER:   Quando a Inglaterra dominou a India?

Quais os principais acontecimentos que influenciaram o Renascimento?

No mais, foi no início do século XVI, já no auge do Renascimento, que ocorreram dois acontecimentos decisivos no âmbito intelectual, religioso, moral e político da Europa: invenção da imprensa, por Joannes Gutenberg, e a Reforma Protestante, desencadeada por Martinho Lutero.

O que representou o Renascimento?

O que é o Renascimento: Renascimento ou Renascença é o nome dado ao movimento de reforma artística, literária e científica que teve origem no século XIV na Itália e se espalhou para o resto da Europa, estando em vigor até o século XVI. Esta palavra também significa o ato de renascer e pode ser sinônimo de reformulação.

Como o Renascimento mudou a mentalidade daquele período?

A expansão da valorização da experiência científica, o pensamento lógico e racional colaborou para a grande mudança de mentalidade da época. Individualismo: o humanismo, o antropocentrismo e o cientificismo permitiram criar esta outra característica do renascimento.

O que é o Renascimento moderno?

O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que marcou a transposição da Idade Média para a Idade Moderna no início do século XV. O movimento representou uma grande mudança em diversas áreas do conhecimento, como: política, cultura, economia, filosofia, ciência, artes, dentre outras.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo