O que deve ser observado na avaliacao semiologica da pele?

O que deve ser observado na avaliação semiológica da pele?

Textura: (avaliação em toda extensão corporal) – Normalmente a pele tem aspecto liso e firme, com superfície regular. Espessura: (avaliação em toda extensão corporal) – não é normal pele muito fina e brilhante – atrófica – observada na Insuficiência arterial; calosidades – principalmente nas extremidades (MMSS e MMII).

O que quer dizer Ectoscopia?

SOMATOSCOPIA ou ECTOSCOPIA: É a denominação que se dá à avaliação global do doente. É a primeira. etapa do exame físico, devendo ser Iniciada ao primeiro contato com o paciente. Seu objetivo é a obtenção de dados gerais (independe da queixa do paciente).

Como é realizada a semiologia da pele?

O exame da pele deve ser feito de maneira ordenada, começando pelas mãos, depois prosseguir pelos braços, face, tronco e assim por diante. A localização das doenças da pele pode ser útil na determinação do diagnóstico, visto que muitas doenças possuem predileção a determinados locais do corpo.

LER:   Qual foi o primeiro nome de Pocos de Caldas?

O que deve ser avaliado no exame físico da pele?

Verificar a presença de manchas causadas por alterações vasculares; Verificar a presença de formações sólidas (nódulos, pápulas, comedões, miliuns ou verrugas); Verificar a presença de formações líquidas (bolhas, pústulas, vesículas); Verificar a presença de lesões de pele (crostas, descamações, fissuras).

Como descrever o exame físico normal?

O exame físico geral inclui: avaliação do estado geral, avaliação do estado de hidratação, antropometria, avaliação do estado nutricional, desenvolvimento físico/biotipo ou tipo morfológico, fácies, atitude e decúbito preferido no leito, mucosas, marcha.

O que avaliamos quando estamos inspecionando o paciente?

Na inspeção geral, o paciente deve ser examinado de frente, de costas e de ambos os lados. Deve-se atentar para a postura, simetria corpórea, atitudes e capacidade de movimentação. Deve-se tomar distância suficiente para se ter visão global do indivíduo.

Como realizar um exame físico?

Técnicas do exame físico As técnicas usadas no exame físico vão exigir do profissional o uso de quatro dos seus cinco sentidos: visão, tato, audição e olfato. Essas técnicas são divididas em inspeção (visão e olfato), ausculta (audição), palpação (tato) e percussão (tato e audição).

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo