O que e a colonizacao?

O que é a colonização?

Colonização é o processo pelo qual os seres humanos ocuparam novos territórios pelo mundo. Uma colonização pode ter como objetivo a habitação ou a exploração de recursos. O período da colonização por esses países começa no início do século XV e se estende até o século XIX.

Quais as consequências da colonização do Brasil?

Com a imigração e colonização europeias no Brasil meridional, houve um impacto na ecologia humana de grupos indígenas, principalmente pelo contágio de certas doenças infecciosas, como o caso de gripe, sarampo, catapora, bem como de doenças graves, tais como pneumonia e varíola.

Qual é o sentido da colonização do Brasil?

A colonização do Brasil, no plano mundial, possuiria aspectos de uma empresa comercial destinada a explorar recursos naturais de um território novo em proveito do comércio europeu.

Como foi a colonização portuguesa?

A colonização portuguesa no Brasil se efetivou a partir da exploração, povoamento, extermínio e conquista dos povos indígenas (povoadores) e das novas terras. A colonização portuguesa no Brasil teve como principais características: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar.

LER:   Qual a historia de Juda na Biblia?

O que foram os colonizadores?

Eram colonizadores os mercadores que monopolizavam as trocas comerciais, como os negociantes de grosso trato que faziam o comércio com o Reino. Dessa forma, os colonizadores dedicavam-se às atividades comerciais, administrativas e religiosas, cabendo aos colonos as atividades ligadas à produção.

Qual foi a consequência da colonização portuguesa no Brasil para os indígenas?

Só no Brasil, existiam cerca de cinco milhões de indígenas quando os portugueses aqui chegaram. Com a chegada da primeira leva de europeus, logo no primeiro século, a população indígena foi reduzida a quatro milhões, com as doenças e o extermínio.

Quais as consequências da colonização para os indígenas?

Trata-se da população indígena a qual chegou a quase total desaparecimento. Nas fases da conquista e colonização, foi inevitável o contato entre europeus e os grupos indígenas litorâneos dando origem ao processo aculturativo, que resultou na subordinação e dizimação de muitos destes povos.

Qual era no fundo o sentido da colonização?

Assim, Novais vai além de Caio Prado Jr quando chama de “sentido profundo da colonização” o fato de a transferência do excedente da colônia para a metrópole por meio do monopólio do comércio de gêneros tropicais ter servido à acumulação primitiva de capital que impulsionaria a Revolução Industrial no século XVIII.

LER:   Qual a importancia da invencao do telescopio?

Quais são os colonizadores do Brasil?

Os colonizados eram os escravos. Inicialmente, eram apenas os nativos americanos e, a partir das duas últimas décadas do século XVI, cada vez mais, africanos. Colonizados eram também os agregados, os moradores, os capangas e os vadios: homens livres e pobres que raramente encontravam ocupação produtiva.

Qual foram os resultados da colonização portuguesa?

Desde o início os portugueses povoaram o Brasil. Inclusive a divisão do território em capitanias hereditárias facilitava a defesa e o povoamento, além do desenvolvimento da região com engenhos de açúcar. Além disso, havia também a exploração dos bens naturais.

Porque os portugueses começaram a colonizar o Brasil?

Em 1530, o rei de Portugal, dom João III, mandou ao Brasil a primeira expedição colonizadora, comandada por Martim Afonso de Sousa. A frota trazia quatrocentos homens. Dentre seus principais objetivos estavam expulsar os piratas franceses que rondavam a costa e explorar o território em busca de ouro e prata.

Como foi a colonização?

A colonização portuguesa no Brasil se efetivou a partir da exploração, povoamento, extermínio e conquista dos povos indígenas (povoadores) e das novas terras. Já os termos explorar, povoar remete-se à exploração e povoamento do novo território (América).

LER:   Quais sao os beneficios do GPA?

Qual o objetivo dos colonizadores em nosso país?

O objetivo dos conquistadores espanhóis, portugueses, ingleses e franceses era explorar as suas colônias e proporcionar o maior lucro possível para as metrópoles. Em razão disso, apropriaram-se das terras, escravizaram, mataram, destruíram.

Qual foi o tipo de colonização?

A América recebeu dois tipos de colonização: a de exploração e a de povoamento. Aconteceram, no continente americano, dois tipos de colonização. A América foi descoberta pelos europeus, após esse acontecimento diversos países do velho continente se dirigiram para a nova terra.

Como aconteceu a colonização dos demais continentes do mundo?

Pode dizer-se que a colonização recente do mundo iniciou-se com os descobrimentos e com a exploração das Ilhas Canárias pelos portugueses, no princípio do século XIV; a primeira ocupação violenta foi a conquista de Ceuta, também pelos portugueses, em 1415.

Quais são as 4 fases da colonização do Brasil?

História do Brasil

  • Período Pré-Cabralino (~ -1500)
  • Período Pré-Colonial (1500-1530)
  • Período Colonial (1530-1815)
  • Período Imperial.
  • Período Republicano.

Quais são as principais características das formas de colonização?

Características gerais

  • As propriedades principais eram pequenas e médias.
  • O trabalho era livre.
  • A produção era voltada ao mercado interno.
  • As colônias de povoamento tinham grande autonomia e liberdade comercial.
  • As colônias de povoamento gozavam de considerável autonomia política.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo