O que e correto afirmar sobre a sociedade feudal?

O que é correto afirmar sobre a sociedade feudal?

A maior parte da sociedade era composta por nobres (reis, senhores feudais, cavaleiros). Ela era hierarquizada e com pouca mobilidade social. Havia os que trabalhavam (servos camponeses), os que oravam (clero) e os que guerreavam (nobreza).

Quais os fatores que levaram ao início da baixa Idade Média?

Período marcado pelo renascimento comercial e urbano A Baixa Idade Média começou após o ano 1000. Durante esse período foi verificado na Europa um grande crescimento demográfico e o ressurgimento do comércio, à medida que novas técnicas agrícolas permitiam maior produtividade de solos e colheitas.

Qual a características a ser reconhecida no feudalismo?

(Fatec-SP) Uma das características a ser reconhecida no feudalismo europeu é: A sociedade feudal era semelhante ao sistema de castas. Os ideais de honra e fidelidade vieram das instituições dos hunos. A economia do feudo era dinâmica, estando voltada para o comércio dos feudos vizinhos.

LER:   O que podemos aprender com a historia do filho prodigo?

Qual o objetivo do sistema feudal?

O seu principal objetivo era complementar a atividade agrícola e ele era feito na forma de troca. No entanto, apesar de a maioria das pessoas acreditar que a Idade Média foi um período sem avanços tecnológicos ou científicos, isso não é verdade.

Qual é a origem do sistema feudal?

Feudalismo é o nome dado à forma de organização econômica e social vivenciada na Europa Centro-Ocidental durante o período histórico conhecido como Idade Média, entre os séculos V e XV. O nome é derivado dos feudos (ou vilas), as unidades de habitação e produção que eram características do período.

Qual era a função do clero na sociedade feudal?

Clero: representava a camada relacionada com o sagrado, ou seja, aqueles que rezavam e fortaleciam a religião católica (papas, bispos, cardeais, monges, abades e padres). Em suma, era a classe detentora do poder da Igreja (a mais poderosa instituição feudal) e aquela que sabia ler e escrever.

Qual era o papel do rei na sociedade feudal?

No sistema feudal, o rei concedia terras a grandes senhores. Estes, por sua vez, davam terras a outros senhores menos poderosos, chamados cavaleiros, que, em troca lutavam a seu favor. Quem concedia a terra era um suserano, e quem a recebia era um vassalo.

LER:   Qual e a melhor poltrona do papai?

Que outros acontecimentos marcaram a crise da Baixa Idade Média?

O grande evento catastrófico do período foi a Peste Negra, um surto de peste bubônica que atingiu a Europa em 1348 e espalhou-se rapidamente pelo continente. Houve ciclos de peste bubônica em diversos anos no século XIV, como em 1360-62, 1366-69 e 1374-75. O resultado da Peste Negra foi a morte de 1/3 da Europa.

Quais foram as principais mudanças ocorridas na Baixa Idade Média?

Nela houve inúmeras mudanças para o continente europeu: a população cresceu, as cidades e o comércio renasceram, e isso resultou em transformações na forma como a sociedade europeia organizava-se. As mudanças da Baixa Idade Média levaram ao fim do feudalismo e à centralização do poder real.

São características do trabalho no sistema feudal?

São características do trabalho no sistema feudal: I Os trabalhadores têm direito de usufruto e à ocupação das terras, mas nunca à propriedade delas. Mas a terra não pertence aos produtores diretos, isto é, os camponeses e artesãos, pertencem aos senhores feudais, devidamente hierarquizados.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo