O que e evolucao da cidadania?

O que é evolução da cidadania?

Evolução histórica do conceito de cidadania e a Declaração Universal dos Direitos do Homem. O conceito contemporâneo de cidadania se estendeu em direção a uma perspectiva na qual cidadão não é apenas aquele que vota, mas aquela pessoa que tem meios para exercer o voto de forma consciente e participativa.

O que aconteceu com a noção de cidadania ao longo do tempo?

A idéia de cidadania é muito antiga. Surgiu no século VIII A.C, na Grécia uma sociedade em que os homens eram considerados livres e iguais, a chamada Polis – Grega. Nesse período a cidadania esteve longe de ser universal, apenas era considerado cidadão aquele que possuía riquezas materiais e propriedades de terra.

Qual a origem histórica da cidadania?

A origem da palavra cidadania vem do latim civitas, que quer dizer cidade. Na Grécia antiga, considerava-se cidadão aquele nascido em terras gregas. Em Roma a palavra cidadania era usada para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer.

LER:   Quem comandou a tomada de Monte Castelo?

Quais fatos históricos foram determinantes para que a cidadania fosse concebida com o E na atualidade?

A Revolução Francesa e a Revolução Americana inseriram no contexto mundial um novo tipo de Estado, carregando consigo os ideais de liberdade e igualdade e embora tivessem uma origem burguesa auxiliaram na busca pela inclusão social. Aliado a tudo isto despontavam as lutas sociais.

Quais foram as principais mudanças da formação da cidadania?

A Constituição Cidadã de 1988 e a redemocratização Dentre as principais mudanças trazidas pela nova Constituição, citamos a universalização do direito ao voto com a inclusão dos analfabetos, que em 1990 ainda representavam cerca de 30 milhões de brasileiros.

Qual é a importância da cidadania?

Qual a importância da cidadania? Teoricamente, a aplicação do conceito de cidadania é imprescindível para haver uma melhor organização social. Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações, garantindo que estes sejam colocados em prática.

Como se origina a classificação dos cidadãos?

Como se origina a classificação dos cidadãos? R.: A posse, que é um fator determinante para as funções sociais dignas de maior status, como sacerdotes, chefes-guerreiros, mercadores.

LER:   E proibido falar de Jesus nas escolas?

Por que o conceito de cidadania cruza a cada dia as fronteiras e ganha espaço nas democracias representativas?

A expansão dos diversos sentidos que permeiam a cidadania ganha dinâmica a partir das sociedades que a engendram, de seus conflitos, interações, negociações, avanços e recuos. A construção histórica da cidadania não ocorre, portanto, em um tempo e em um espaço lineares.

Quais são os documentos históricos importantes relacionados ao tema cidadania?

O documento referência a nível planetário é a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que conceitua e enumera os direitos fundamentais do cidadão, independentes de sua localização geográfica. Esse importante documento foi instituído em 1948 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Qual é a importância da cidadania na sociedade atual?

Ser cidadão é compor-se a uma sociedade. A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá a pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo do seu povo. Quem não tem esse direito está à margem ou excluído da vida social e da tomada de decisões.

Quais são os elementos que constituem a cidadania?

LER:   Qual e o verdadeiro significado do nome Sergio?

A cidadania moderna refere-se ao conjunto de direitos e deveres dos cidadãos que pertencem a uma nação, ou seja, o povo de um país. O núcleo dessa cidadania compõe-se basicamente de três elementos: o civil, o político e o social.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo