O que e hiperlexia no autismo?

O que é hiperlexia no autismo?

A hiperlexia é definida especialmente pela capacidade de leitura precoce de uma criança, geralmente associada a fascínio por letras e números. Algumas, começam a identificar letras e números por volta dos 18 meses a 2 anos e entre 2-3 anos começam a ler palavras de forma espontânea.

Quais os sintomas da hiperlexia?

Veja, a seguir, alguns sintomas da hiperlexia:

  • consegue ler precocemente as palavras muito acima da média do que seria esperado na idade de uma criança;
  • pode parecer talentosa em algumas áreas e extremamente deficiente em outras;
  • dificuldade significativa na compreensão da linguagem verbal;

O que causa a hiperlexia?

A hiperlexia, por vezes, surge associada a casos de transtorno do espetro do autismo, síndrome de Asperger, perturbação específica da linguagem, défice de atenção ou então pode surgir apenas como uma aprendizagem precoce.

LER:   Quais sao as fases dos ritos de passagem?

Qual a diferença entre autismo e hiperlexia?

Embora todas elas demonstrem uma nítida dificuldade de interação. No caso da hiperlexia, por exemplo, o autista pode ter facilidade notável com a habilidade da leitura; por outro lado, a comunicação oral é, na maioria das vezes, bem aquém do esperado.

Como tratar a hiperlexia?

Tratamento. Uma das principais formas de potencializar o tratamento para Hiperlexia é por meio de uma avaliação neuropsicológica. Esta avaliação se concentrará no desenvolvimento, assim como no suporte de habilidades de comunicação e interação social.

Como tratar la hiperlexia?

Na escola*, uma atitude que pode servir para ajudar a criança com Hiperlexia é integrá-la à turma regular, ou seja, com os alunos que conseguem desenvolver a habilidade da fala dentro dos limites da faixa etária em questão.

Quem tem hiperlexia tem autismo?

Hiperlexia é uma síndrome, muitas vezes caracterizada como elemento do autismo, que envolve a capacidade de leitura precoce e a obsessão por números e letras.

O que parece autismo?

O TDAH, ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, como o próprio nome já diz, é um transtorno ligado à dificuldade de a pessoa reter atenção e apresentar uma inquietação anormal. Isto é diferente do Autismo, que é uma disfunção, principalmente, de comunicação e interação social.

LER:   Quem descobriu os fatores de crescimento?

Quando não é autismo?

Atrasos na fala, problemas auditivos ou outros atrasos no desenvolvimento, como dificuldades de linguagem, fala ou audição podem ser confundidos com autismo. Assim como dificuldades motoras finas, de interação social e habilidades de pensamento prejudicadas também podem.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo