O que e o imposto?

O que é o imposto?

Segundo o Código Tributário Nacional, “imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte” (artigo 16). Normalmente, os fatos geradores dos impostos são: o patrimônio, a renda e o consumo.

O que são os tributos?

De acordo com o Código Tributário Nacional (CTN), um tributo é: “Toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.”

Qual é o sinônimo da palavra imposto?

1 taxa, tributo, contribuição, tarifa, cobrança, coleta, penalidade, cota, quota, cotização, quotização, preço, custo. Que se impôs, sendo obrigatório: 2 obrigatório, forçoso, compulsório, mandatório, exigido, obrigado, forçado, determinado, posto, colocado, devido, necessário, prescrito, constrangido, coagido.

LER:   O que o humanismo renascentista valorizava e porque acontece o processo das reformas religiosas?

Quem determina os impostos?

Segundo a maior parte das legislações modernas, quem determina a incidência de impostos é o estado. Contudo, este, ao cobrar os impostos sobre as organizações e empresas, não determina de que forma este custo deve ser distribuído entre os consumidores.

O que são impostos e exemplos?

Já o imposto, pode ser definido como um encargo financeiro presente em todo tipo de bem de consumo, renda e patrimônio. Como exemplo de imposto direto podemos citar o Imposto de Renda. Já como exemplos de imposto indireto, são aqueles que podem ser encontrados embutidos nos preços de todo produto que você adquire.

O que é tributo exemplos?

Os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria. No entanto, a Constituição Federal, em seus arts. Imposto de Renda, Contribuição Social, IPTU, IPVA, PIS, COFINS e ICMS são alguns exemplos de tributos de uma empresa.

O que é tributo exemplo?

O que significa pagamento do tributo?

Tributos são cobranças obrigatórias (ou seja, não dá para escolher pagar ou não) que devem ser pagas em dinheiro (não pode ser com outros bens materiais) a partir de uma ação específica, como ter um carro, vender produtos ou serviços, comprar um imóvel.

LER:   O que estuda a macro?

Qual é o sinônimo de posto?

Cargo ou função: 1 colocação, cargo, categoria, função, dignidade, emprego, encargo, graduação, ofício. Local onde se exerce esse cargo ou função: 2 alojamento, estação, lugar, repartição.

Quais são os impostos cobrados?

São eles: IOF, II, IPI, IRPF, IRPJ, Cofins, PIS / Pasep, CSLL, INSS. Impostos Estaduais: São responsáveis por cerca de 28\% das arrecadações do país, sendo eles: ICMS, IPVA, ITCMD. Impostos Municipais: São responsáveis por cerca de 5,5\% das arrecadações do país. São eles: IPTU, ISS, ITBI.

Quem cria os impostos no Brasil?

A competência tributária é a atribuição dada pela Constituição Federal aos entes políticos do Estado (União, governos estaduais, Municípios e Distrito Federal) da prerrogativa de instituir os tributos.

Como são criados os impostos?

A princípio, os tributos foram criados para atender uma finalidade social, ou seja, promover o bem-estar da sociedade. Quando se vive em sociedade, problemas e necessidades individuais são unidas, formando necessidades coletivas, que devem ser supridas para atender o bem-estar social.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo