O que e o pavimento?

O que é o pavimento?

Para SOUZA (1980), Pavimento é uma estrutura construída após a terraplanagem por meio de camadas de vários materiais de diferentes características de resistência e deformabilidade. Esta estrutura assim constituída apresenta um elevado grau de complexidade no que se refere ao cálculo das tensões e deformações.

O que é um subleito de pavimento rodoviário?

Subleito. É o terreno de fundação que servirá de apoio para o pavimento. A estrutura do pavimento deve ser resistente, por isso pode ser necessário um reforço para o subleito, e se a equipe achar necessário, uma sub-base acima desse reforço de subleito, seguido de uma base e por fim um revestimento.

Como está classificado os pavimentos?

O pavimento rígido é um revestimento composto por placas de concreto de Cimento Portland (PCS) que pode durar até 30 anos; Já o pavimento flexível é composto por revestimento asfáltico (CAUQ) em uma estrutura de múltiplas camadas que dura, aproximadamente, 10 anos.

LER:   Quais sao os maus condutores?

O que significa segundo pavimento?

Portanto, tudo que está abaixo do térreo é subsolo (enterrado ou aflorado), e no caso de um térreo no nível da rua, havendo pavimento de garagem acima, estes serão denominados como 1º pavimento, 2º pavimento e assim por diante.

Quais os tipos de pavimentos utilizados no Brasil?

O pavimento rígido (concreto) e flexível (asfalto) são os tipos de pavimentos mais utilizados no sistema viário brasileiro.

O que é o pavimento rígido?

3.1.2 Pavimentação Rígida ou em concreto Whitetopping é um pavimento de concreto sobreposto a um pavimento flexível já existente. Normalmente é usado para a recuperação de estradas que estejam em más condições. O pavimento flexível serve como sub-base para o concreto.

O que é regularização do subleito?

3.1 Regularização do subleito Operação destinada a conformar o leito estradal, transversal e longitudinalmente, obedecendo às larguras e cotas constantes das notas de serviço de regularização de terraplenagem do projeto, compreendendo cortes ou aterros até 20 cm de espessura.

O que é reforço do subleito?

LER:   Quais as consequencias do etnocentrismo para as pessoas que sao vitimas de tal comportamento e de tal atitude?

Para o efeito desta Norma é adotada a seguinte definição: 3.1 Reforço do subleito: Reforço do subleito de solo selecionado é a camada do pavimento constituída de solo escolhido proveniente de áreas de jazidas ou empréstimos, executada sobre o subleito, com intuito de melhorar a capacidade estrutural do pavimento.

Quais são os tipos de Sub-bases para pavimentos de concreto?

Bases e sub-bases podem ser flexíveis (granulares: estabilização granulométrica ou macadame hidráulico) ou semi-rígidas (estabilizada: com cimento, com cal, com betume) e servem para controlar bombeamento (erosão do material granular da sub-base através das juntas), controlar expansão e contração do subleito, drenagem …

O que é um pavimento rígido?

É aquele em que o revestimento tem uma elevada rigidez em relação às camadas inferiores e, portanto, absorve praticamente todas as tensões provenientes do carregamento aplicado (Manual do DNIT, 2006). A principal diferença entre os pavimentos flexível e rígido é a distribuição de tensões nas camadas subjacentes.

https://www.youtube.com/watch?v=PYAfcedInFE

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo