O que e o trespasse de um estabelecimento?

O que é o trespasse de um estabelecimento?

O contrato de trespasse é o documento pelo qual se transfere a titularidade do estabelecimento em seu todo para uma outra pessoa, ou seja, o contrato de trespasse nada mais é que um contrato que regulamenta a compra e venda do estabelecimento comercial.

Qual o limite da multa contratual?

Pela lei não há limites para estabelecer o valor da multa contratual. No entanto, é preciso ser razoável na hora de estabelecer a porcentagem em relação ao valor total.

Qual é a finalidade da cláusula penal?

Tem a função de fixar indenização por descumprimento ou atraso no contrato ou obrigação. Na celebração de um contrato é muito comum a presença de uma cláusula que estabeleça uma multa ou uma forma de indenização por descumprimento ou atraso no cumprimento da obrigação pactuada.

LER:   E proibido desenhar em dinheiro?

Em que consiste estabelecimento?

Considera-se estabelecimento todo complexo de bens organizado, para exercício da empresa, por empresário ou por sociedade empresária.

Como fazer um trespasse comercial?

O trespasse deve ser concretizado através de um contrato escrito sem necessidade de se realizar uma escritura pública. Este documento deve conter a identificação do vendedor e do comprador do trespasse, bem como o custo total do mesmo e a forma de pagamento.

Qual o objeto da venda no trespasse?

Essa operação é conhecida como trespasse e tem como objeto a transferência do conjunto de bens organizados pelo alienante ao adquirente, para que este último prossiga com a exploração da atividade empresarial e assuma os clientes e os contratos celebrados anteriormente pelo alienante.

Quando uma multa contratual e abusiva?

MULTA CONTRATUAL ABUSIVA. REDUÇÃO. A multa no percentual de 50\% do valor do contrato, em caso de desistência, mostra-se abusiva e merece ser reduzida para 10\%.

Quando a multa contratual e abusiva?

Quando falamos em descumprimento contratual, este pode ser gerado pela falta de observância das obrigações de pagamento, no atraso da entrega de uma obrigação, na falta de execução dos serviços ou até mesmo pela má execução dos serviços contratados, e, por último, desistência do contrato de forma imotivada por uma das …

LER:   Quais sao os conhecimentos e comportamentos necessarios para trabalhar com turismo?

O que é cláusula penal pena convencional ou multa contratual?

É obrigação acessória em que se estipula pena ou multa destinada a evitar o inadimplemento da obrigação principal ou o retardamento de seu cumprimento. Nota-se que também é denominada pena convencional ou multa contratual.

Qual o limite da cláusula penal?

Fecha. O novo dispositivo estabelece os limites da cláusula penal aplicável às hipóteses de resolução contratual por inadimplemento do adquirente: até 25\% dos valores pagos para os casos em geral (inciso II) e até 50\% nas incorporações submetidas ao patrimônio de afetação (§5º).

O que é considerado um estabelecimento comercial?

Estabelecimento Comercial é o conjunto de bens corpóreos e incorpóreos reunidos pelo empresário para o desenvolvimento de sua atividade econômica, ou seja, o estabelecimento comercial é o instrumento da atividade do comerciante.

Quais bens imateriais que integra o estabelecimento?

Bens Imateriais – incorpóreos são principalmente, os bens industriais (patente de invenção, de modelo de utilidade, registro de desenho industrial, marca registrada, nome empresarial e título de estabelecimento) e o ponto (local em que se explora a atividade econômica).

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo