O que e tendencia pedagogica progressista?

O que é tendência pedagógica progressista?

Segundo Libâneo, a pedagogia progressista designa as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo.

Quais as três tendências da pedagogia progressista?

A pedagogia progressista é contra a sociedade capitalista, e por isso foi considerada um instrumento de luta dos professores ao lado de outras práticas sociais. Esta pedagogia manifesta três tendências: a pedagogia de Paulo Freire, ou tendência libertadora; a libertária; e a crítico-social dos conteúdos.

Qual o objetivo da tendência libertadora?

2.1) Libertadora – Também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, essa tendência vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido. Além da busca pela transformação social, a condição de se libertar através da elaboração da consciência crítica passo a passo com sua organização de classe.

LER:   Qual e a importancia da autonomia politica para os paises?

Porque não se deve chamar a professora de tia?

O estudo concluiu que chamar a professora de tia pode levar o aluno a formar um conceito indevido do papel que a professora e a escola têm em sua vida. Afinal, as competências necessárias ao magistério vão além do afeto e cuidado que as tias podem oferecer às crianças.

O que significa uma tendência pedagógica?

As tendências pedagógicas são um conjunto de pensamentos de filósofos e autores que falam de como educação é compartilhada. Existem dois modelos: o liberal e o progressista. Enquanto o primeiro quer manter a sociedade do jeito que ela está, o segundo coloca a educação como ferramenta transformadora na nossa sociedade.

Quais são as tendências pedagógicas?

De maneira geral, as tendências pedagógicas podem ser classificadas em duas grandes linhas de pensamento: liberal e progressista. Elas servem como apoio para a prática de ensino e devem ser utilizadas para o aperfeiçoamento da docência, de acordo com cada situação e contexto.

Qual a importância da pedagogia progressista?

A Pedagogia Progressista é no Brasil um paradigma educacional que propõe a transformação social por meio da educação. Enfatiza-se que se quisermos que o país tenha uma educação de qualidade, cabe-nos a tarefa de reafirmar a escola como um espaço de acesso a cultura elaborada, espaço de produção cultural e intelectual.

LER:   O que e revivalismo religioso?

Como se divide a pedagogia progressista?

A escola progressista pedagógica se divide em três segmentos: escola progressista libertária, libertadora e crítico-social. Cada uma possui alguma característica que a difere de outra, mas em sua totalidade essa escola analisa o contexto social que o indivíduo está inserido.

O que é a tendência libertadora?

A tendência libertária é contra o autoritarismo e a favor do autogerenciamento. Como o próprio nome diz, ela dá liberdade para o aluno. Ele aprende principalmente com base na troca do grupo, o que ajuda bastante na transformação da sua personalidade, pra que se torne mais independente.

Qual o papel da escola segundo a tendência progressista libertadora?

A escola progressista libertadora defende a ideia de uma educação horizontal, onde professor e aluno participem ativamente do processo educacional. Os alunos são estimulados se dividirem em grupos de discussões. Os educadores têm o papel de ensinarem os alunos passando experiências próprias e sua visão da realidade.

É correto chamar a professora de tia?

Paulo Freire, em seu livro “Professora sim, tia não”, escreve: “Ser professora implica assumir uma profissão, enquanto ser tia é viver uma relação de parentesco. O costume de chamar a professora de “tia” vem da década de 60.

LER:   Quem toma remedio controlado pode tirar carteira de motorista?

Qual o efeito de sentido das em tios e tias?

Ao mesmo tempo, tios e tias são pessoas adultas e são vistas como figuras de autoridade pelas crianças. Assim, quando os tios negam algum pedido que possa ser prejudicial de alguma forma, as crianças costumam entender e respeitar.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo