O que e um aterro sanitario e como funciona?

O que é um aterro sanitário e como funciona?

O aterro sanitário é uma obra de engenharia com o objetivo de tratar a decomposição final dos resíduos da forma mais ambientalmente correta possível. O interior do aterro possui um sistema de drenagem de gases, possibilitando a coleta do biogás (constituído por metano, CO2 e vapor de água) até a atmosfera.

Quais são os tipos de aterros sanitários?

Os Tipos de Aterros

  • Aterro Sanitário: Local para onde são enviados os resíduos urbanos provenientes do serviço de coleta municipal.
  • Lixão:Forma inadequada de acumulo de resíduos sólidos, caracterizado por simplesmente ser descarregado no solo sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública.

Como é o lixão?

O lixão é uma forma inadequada de disposição dos resíduos. É uma simples disposição dos resíduos no solo a céu aberto, sem nenhuma proteção com o meio ambiente e a saúde pública. Além disso, há uma drenagem das águas pluviais e um tratamento de chorume e gases oriundos da decomposição dos resíduos.

LER:   Em que o uso da ludicidade pode favorecer no aprendizado do aluno?

Quais são os principais problemas causados pelos aterros sanitários?

Desvantagens

  • Construção que exige grandes extensões de terras;
  • Impactos ambientais: poluição do meio ambiente como vazamentos de líquidos e gases; contaminação dos lençóis freáticos e aquíferos; riscos aos animais selvagens;
  • Limite de quantidade de camadas de lixo;
  • Presença de ratos, moscas e transmissão de doenças;

Como o lixo chega até o aterro sanitário?

Aterros Sanitários O caminhão chega ao aterro, é pesado em uma balança e descarrega o lixo. Com o uso de máquinas (tratores) inicia-se o processo de espalhar e compactar o lixo em camadas no terreno, que posteriormente será coberto por terra. Isso evita mal cheiro, insetos e animais.

Qual a desvantagem da incineração?

A incineração é um método que reduz significativamente o volume de lixo, mas a sua grande desvantagem é o seu alto custo. Os incineradores têm alto custo de implantação, manutenção e operação.

O que acontece no aterro controlado?

O aterro controlado é um local preparado para receber resíduos sólidos. É uma técnica que consiste em uma tentativa de transformar os lixões em aterros, minimizando os impactos ambientais associados ao acúmulo de lixo em áreas sem nenhum tipo de tratamento para efluentes líquidos e preparação do solo.

LER:   Qual o nome do exame para detectar drogas?

Quais são as vantagens do aterro controlado?

A grande vantagem do aterro controlado de lixo é, justamente, o fato de promover uma recirculação do chorume que é produzido: sua coleta é levada para cima dos resíduos, o que promove, por exemplo, uma diminuição da sua absorção pela terra.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo