O que e um trabalho prescrito?

O que é um trabalho prescrito?

O trabalho prescrito pode ser entendido como sendo a tarefa que é imposta ao trabalhador pela empresa. Caso a tarefa seja seguida à risca, o trabalho é inviabilizado (Dejours, Abdoucheli, & Jayet, 1994. (1994).

Qual a diferença do trabalho prescrito para o trabalho real?

O ‘trabalho prescrito’ é vinculado, de um lado, a regras e objetivos fixados pela organização do trabalho e, de outro, às condições dadas. Esses estudos possibilitaram, inicialmente, que se evidenciassem duas faces do trabalho: a tarefa (‘trabalho prescrito’) e a atividade (trabalho real).

LER:   Quanto tempo leva para estudar veterinaria?

Qual a definição de organização do trabalho de acordo com Dejours?

Dejours (1987) conceitua organização do trabalho como a divisão do trabalho, o conteúdo da tarefa (à medida que ele dela deriva), o sistema hierárquico, as modalidades de comando, as relações de poder, as questões de responsabilidade.

Por que para Dejours é importante avaliar o hiato entre o trabalho prescrito formal é o trabalho real informal?

(Dejours, 1999). Dejours (2012b) ressalta que trabalhar é, portanto, preencher o hiato entre o prescrito e o real e que o como fazer isso/o agir não está prescrito, precisa ser inventado ou descoberto pelo trabalhador a cada situação vivenciada.

O que significa trabalho real?

‘trabalho real’ (‘atividade’), pode-se dizer que é aquilo que é posto em jogo pelo(s) trabalhador(es) para realizar o trabalho prescrito (tarefa). Logo, tra- ta-se de uma resposta às imposições determinadas externamente, que são, ao mesmo tempo, apreendidas e mo- dificadas pela ação do próprio traba- lhador.

Qual motivo pelo qual o trabalho prescrito frustra o profissional?

Alternativa correta: D) Porque se distancia das expectativas do profissional. De acordo com o gabarito AVA.

LER:   Onde foi construida a primeira rodovia no Brasil?

Qual a concepção de trabalhar de acordo com Dejours 2008?

Para Dejours (2008, p. 145) “trabalhar não é tão só produzir: trabalhar é ainda viver junto”.

Quais as principais contribuições de Dejours ao campo da psicologia do trabalho?

Desta maneira, as contribuições da Escola Dejouriana (a psicodinâmica do trabalho) ensejaram uma melhor compreensão da subjetividade vinculada à relação entre prazer, sofrimento e trabalho, revelando um olhar voltado para a interação entre as condições, a organização do trabalho e seus impactos na saúde mental dos …

Por que o trabalho pode trazer tanto sofrimento quanto prazer aos trabalhadores?

Sabendo que o trabalho pode ser tanto fonte de sofrimento, quanto de prazer é necessário que a organização de trabalho possua um espaço de negociação entre o sujeito e o real do trabalho, para que haja um ambiente favorecedor à saúde o que proporciona a existência de liberdade para regular os objetivos da organização …

Como a psicodinâmica do trabalho trabalha com a questão da saúde mental no trabalho?

No universo desta centralidade do trabalho, a Psicodinâmica do Trabalho amplia o conhecimento dos limites entre normalidade e patologias, tomando como objeto as defesas e as estratégias defensivas que, na Psicanálise convencional, não se entrelaçaram com o contexto da atividade de trabalho.

LER:   Como tirar manchas de oleo?

O que é a ergologia?

A ergologia como uma disciplina de pensamento, considera a concepção histórica do homem que transforma a perspectiva do viver ao considerar o trabalho como atividade humana onde ocorrem debates de normas e valores entre o real e o vivido do trabalho, de modo a revelar as mazelas do trabalho real que não conseguem ser …

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo