O que foi a guerra justa em relacao aos indigenas?

O que foi a guerra justa em relação aos indígenas?

Conforme a lei, o índio somente poderia ser escravizado em situações de “Guerra Justa”, ou seja, quando eram hostis aos colonizadores. Apenas o Rei poderia decretar uma “Guerra Justa” contra uma tribo, apesar de que Governadores de Capitanias também o tenham feito.

Qual foi a guerra justa?

Conflitos entre colonos e jesuítas pela posse dos índios. Guerra justa: a Coroa só admitia a mão de obra indígena se houvesse conflito entre os colonos e as tribos indígenas.

Que tipo de trabalho era realizado pelos indígenas?

Junto ao trabalho africano nas lavouras da agro exportação, os povos originários seguiram sendo largamente requeridos no Brasil colonial, tendo atuado, dentre outras atividades, no transporte das caixas de açúcar, navegando suas canoas por entre os rios até os portos da costa; na produção de alimentos, como verduras.

LER:   Qual o nome do ator que fez papel de Magaiver em Profissao Perigo?

O que foi o descimento?

Uma outra forma de captura eram os “descimentos”, ou seja, expedições nas quais os índios, tidos pelos religiosos como “bravos”, eram conduzidos para serem aldeados. Isto significava receber os ensinamentos da fé cristã e habituar-se ao trabalho sedentário.

O que foi a guerra justa no período colonial?

No quadro das justificativas, essencialmente se considerava justa uma guerra que fosse declarada aos inimigos da coroa, e quem eram estes inimigos se não as tribos que resistiam ao trabalho compulsório, à aculturação e à ocupação de suas terras. …

Como era justificado a escravização dos indígenas através das guerras justas?

As guerras justas eram guerras travadas entre os colonizadores e os indígenas, com permissão da igreja e da coroa. A igreja era a principal interessada nessas guerras, pois poderia estender o catolicismo, catequizando os indígenas, e “salvando” suas almas.

Qual foi o defensor da guerra justa?

A Teoria da Guerra Justa tem suas origens no pensamento de Cicero, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino e Hugo Grotius. Para Santo Agostinho ou Agostinho de Hipona, como preferem alguns, a guerra é uma extensão do ato de governar, sem que com isto todas as guerras se justifiquem moralmente.

LER:   Qual idade e considerado crianca pela lei?

Como é o trabalho na comunidade indígena?

É bastante comum, entre os povos indígenas, uma divisão das tarefas entre homem e mulher. Juntos, homens e mulheres, são responsáveis pela produção dos alimentos, das redes, dos bancos, das casas, das canoas, das ferramentas utilizadas no dia a dia, como vasos de cerâmica, cestos, flechas, arcos etc.

O que foi o aldeamento indígena?

Aldeamento é o nome dado ao processo de reunião de índios em aldeias que geralmente ficavam próximas a povoações coloniais, incentivando o contato com os portugueses. Os jesuítas nunca foram contrários ao trabalho indígena e, muito menos, à sua inserção no mundo colonial.

O que eram os aldeamentos e Descimentos?

Os descimentos eram expedições, em princípio não militares, realizadas por missionários, com o objetivo de convencer os índios que “descessem” de suas aldeias de origem para viverem em novos aldeamentos especialmente criados para esse fim, pelos portugueses, nas proximidades dos núcleos coloniais.

Qual era o objetivo das guerras justas?

Os colonos viam as Guerras Justas como uma opção para adquirirem mão-de-obra e conseguirem assim, desenvolver suas atividades econômicas. Para os religiosos, o barbarismo justificava a necessidade da catequese e transformava o religioso em um mártir à serviço de Deus.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo