O que o monumento Padrao do Descobrimento representa?

O que o monumento Padrão do Descobrimento representa?

Isolado e destacado no paredão à beira do Tejo, o Padrão dos Descobrimentos evoca a expansão ultramarina portuguesa, sintetiza um passado glorioso e simboliza a grandeza da obra do Infante D. Henrique, o impulsionador das descobertas. Uma caravela estilizada faz-se ao mar, levando à proa o Infante D.

O que é marco do descobrimento e qual a sua importância histórica?

O dia 22 de abril de 1500 marcou oficialmente a chegada dos portugueses ao território brasileiro, e esse evento é muito conhecido como “descobrimento do Brasil”. A partir desse acontecimento, a presença portuguesa no território foi constante, embora diminuta no início.

Quem está no Padrão dos Descobrimentos?

Os descobridores Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral, o Infante D. Henrique e o poeta Luís Vaz de Camões são alguns dos heróis portugueses homenageados neste monumento lisboeta, situado no bairro de Belém.

LER:   Quanto maior a temperatura do ar condicionado mais frio?

Onde se localiza o marco zero do Brasil?

Esse monumento está localizado na “Cidade Alta”, também conhecida como “Cidade Histórica de Porto Seguro”. Endereço: 685,, R. Dr. Antônio Ricaldi, 549, Porto Seguro – BA, 45810-000.

Qual cidade partiram os navegantes?

A um oceano de distância, em Lisboa, está a outra ponta desse conto. Foi de Belém, uma vizinhança às margens do rio Tejo, que as famosas caravelas de Cabral deixaram as terras lusitanas em direção ao Brasil.

Porque foi homenageado o Infante D. Henrique?

INFANTE DOM HENRIQUE Foi a figura mais importante das descobertas marítimas portuguesas e era conhecido como Infante de Sagres ou Navegador. O Infante rodeou-se de sábios e de navegadores e com eles iniciou a gloriosa época dos descobrimentos Portugueses.

Qual foi o Marco do Descobrimento?

Notas: O primeiro Marco do Descobrimento foi instalado em 1503, três anos após o desembarque de Cabral na região. O Marco atual foi erigido no ano 1506. Com 2,5 metros de altura, a construção em mármore registra a propriedade da Coroa Portuguesa sobre a região.

LER:   Como e grande o meu amor por voce ano?

Quando foi inaugurado o Marco do Descobrimento?

29/12/92
Localizado no canteiro central da Avenida Álvares Cabral, o marco foi inaugurado em 29/12/92, doado pelo Centro da Comunidade Luso-Brasileira e pelo consulado de Portugal em Belo Horizonte.

Em qual local se encontra a obra monumento dos Descobrimentos?

Belém
O Padrão dos Descobrimentos (ou Monumento aos Descobrimentos; ou Monumento aos Navegantes) localiza-se na freguesia de Belém, na cidade e Distrito de Lisboa, em Portugal. A conceção arquitetónica é de Cottinelli Telmo e as esculturas são de Leopoldo de Almeida.

Qual o local que ficou conhecido como o marco do descobrimento?

O Marco do Descobrimento faz parte do centro histórico de Porto Seguro, conjunto paisagístico e arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional (Iphan) em 1968. Disponível em: http://www.bahia-turismo.com/porto-seguro/centro-historico.htm. Acesso em: dez. 2016.

Quando foi inaugurado o marco do descobrimento?

Onde chegaram os portugueses?

Porto Seguro
A chegada dos portugueses ao Brasil ocorreu em 22 de abril de 1500. Neste dia, navegantes liderados por Pedro Álvares Cabral desembarcaram na região da atual cidade de Porto Seguro.

LER:   O que os celtas comemoravam em 31 de outubro?

https://www.youtube.com/watch?v=pddXmp2gxMg

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo