O que os artistas do Op Art buscavam em seus trabalhos?

O que os artistas do Op Art buscavam em seus trabalhos?

Op Art foi um movimento artístico que teve início, simultaneamente, nos Estados Unidos e na Europa na década de 1960. Também conhecido como Arte Óptica, o movimento utiliza da ilusão óptica para criar movimento nas produções, com grafismos e estampas que se modificam conforme os olhos percorrem a figura.

Quais são os principais expoentes desse movimento Op Art?

Contrastes violentos de cor são por vezes usados para produzir ilusões de movimento similares às obtidas a preto e branco.

  • Victor Vasarely (1908-1997)
  • Alexander Calder (1898-1976)
  • Luiz Sacilotto (1924 – 2003)
  • Adolph Frederick Reinhardt (1913-1967)
  • Jesús-Raphael Soto (1923-2005)
  • Kenneth Noland (1924-2010)

Porque se diz que a Op Art estava mais próxima da ciência do que do homem em si?

Na Op-art, as cores têm a finalidade de passar ilusões ópticas ao observador. Após ter ganhado significativo destaque nos anos 60, a Op-art quase caiu no esquecimento. Um dos motivos para isso talvez seja o fato dela não despertar sentimentos nas pessoas, estando mais próxima da ciência do que do homem em si.

LER:   O que e estanho com fluxo?

Qual era a ideia que os artistas do movimento de Op Art defendiam?

Os artistas do movimento op art defendiam a idéia de que a arte deveria ter “menos expressão e mais visualização”. O pintor húngaro Victor Vasarely (1908-1997) é o precursor da op art, surgida nos anos 30.

Qual a importância do Op Art?

A Op Arte é uma modalidade artística, que tem como objetivo criar a ilusão de movimento, interagindo com o observador. Como grande parte dos movimentos artísticos, ela também passou por vários estágios evolutivos através dos tempos.

Quando surgiu a expressão Op Art quem desenvolveu esse termo é o que ele significa?

A palavra Op Art deriva do inglês Optical Art e significa Arte Óptica. Esse termo pode ter sido usado pela primeira vez pelo artista e escritor Donald Judd, em uma revisão de uma exposição de “Pinturas Ópticas” por Julian Stanczak. Mas tornou-se popular por seu uso em um artigo de revista Time, de 1964.

https://www.youtube.com/watch?v=gQxG0s3sj7M

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo