O que os cidadaos de Atenas faziam?

O que os cidadãos de Atenas faziam?

Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.

Que pessoas eram consideradas cidadãos em Atenas?

Cidadania na Grécia Antiga Na Grécia Antiga, o conceito de cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses.

Por que a democracia era o orgulho de Atenas?

A democracia ateniense Atenas, a partir de Sólon, de maneira inovadora e ímpar, passou a escutar o povo nos processos decisórios do Estado. Com Clístenes a participação popular nas decisões estatais se consolidou, e a democracia desabrochou.

LER:   Como se faz uma pocao na vida real?

Qual era a função dos Eupatridas?

Eupátridas: Eram os bem nascidos, membros da aristocracia ateniense, grandes proprietários de terras e escravos. Inicialmente, possuíam amplos poderes sobre o governo da pólis, mas depois de algumas reformas, em especial a de Sólon, o seu poder acabou se tornando mais limitado.

Quais eram as atividades a que se dedicavam os atenienses ricos?

Eles se dedicavam ao comércio, pagavam os impostos e não tinham direitos de participar dos órgãos políticos da cidade e nem de entrar para o exército.

Quem era considerado cidadão em Atenas e quem não era?

A condição de cidadão era restrita aos homens livres nascidos em Atenas. As mulheres, os estrangeiros (metecos) e os escravos estavam excluídos dos direitos políticos, o que restringia a participação a uns 10\% da população. A cidadania não era considerada um direito, mas um dever.

Quem poderia ser considerado cidadão em Atenas e indique como mulheres estavam inclusas nessa sociedade?

Porém, o conceito de cidadania dos atenienses não englobava, de fato, a maioria da população. Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.

LER:   O que fazer para nao grudar a massa de panqueca?

Por que os escravos eram considerados essenciais para a democracia ateniense?

Os escravos podiam vir a ser libertados. Em Atenas passavam a ter uma posição social próxima aos metecos. Pode-se entender que a democracia ateniense dependia diretamente da escravidão, pois promoveu a ascensão do camponês médio, por meio da cidadania, que passou a ter certos poderes, ainda que limitados.

Quando a democracia foi inventada pelos atenienses?

Por volta de 508 a. C. foi criado na cidade de Atenas um novo sistema político – a democracia – que representava uma alternativa à tirania. Este processo teve início quando o cidadão ateniense Clístenes propôs algumas reformas que concediam a cada cidadão um voto nas assembleias regulares relativas a assuntos públicos.

Qual significado de eupátridas?

Os eupátridas consistiam em um grupo social da Grécia Antiga detentores de altas posições, constituindo a nobreza da região da Ática (correspondente a Atenas e regiões circunvizinhas). Em grego, o termo significa algo como “aqueles bem nascidos”, ou “os de pais nobres”.

Quem eram os demos e os eupátridas?

LER:   Como tirar caroco de hematoma?

Eupátridas, ou seja, nascido de pais nobres, ilustres. Demos este nome para as famílias mais antigas de Atenas, os descendentes daqueles Ionians que tinham conduzido a conquista Dorian do Peloponeso e refugiou-se na Ática: aqueles eram os Alcmaeonidae o Pisistradites os Mélanthides os Paeonides.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo