O que que e feito o feno?

O que que é feito o feno?

O feno é um alimento volumoso preparado mediante o corte e desidratação de plantas forrageiras, num processo denominado de fenação. Resumindo, é o processo de desidratação que transforma a forragem verde, com 65-80\% de umidade, em feno com 10 a 20\% de umidade.

Quais as recomendações para fenação?

O princípio básico para obter o feno no campo é cortar a forrageira e deixá-la desidratar, normalmente no local, procurando manter seu valor nutricional. No preparo do feno, é necessário que a planta tenha reduzido seu teor de umidade entre 10\% e 20\%.

Qual a classificação do feno?

A qualidade do feno pode ser apreciada visualmente, examinando-se o estádio de maturação, a quantidade de folhas, a presença de material estranho (ervas, terra etc.) e suas condições gerais, tais como cor, odor e presença de mofo. A avaliação química deve ser efetuada, na medida do possível.

O que é enleiramento feno?

O enleiramento diminui a exposição direta da forragem aos raios solares, dando um feno de coloração verde mais intensa. Caso a forragem seja reumedecida por chuva ou orvalho intensos, deve-se aguardar a evaporação do excesso de umidade do material e do próprio solo, e só então espalhar ou a virar a leira.

LER:   Como comecou o amigos?

Como é feito o processo de fenação?

O que é fenação Para a realização do processo, o material vegetal é submetido à secagem a campo sob a luz solar, até atingir níveis entre 12 e 18\% de umidade. Quando essa condição é atingida, o material é, então, recolhido e enfardado, resultando, assim, no feno.

Que cuidados devemos tomar ao implantar uma área para produção de fenos?

Para produção de feno com bom valor nutritivo é fundamental que alguns precei- tos sejam observados: a) monitorar o campo de feno quanto ao controle de invasoras; fazer correção periódica da fertilidade do solo, para suprir a demanda da forrageira em função do valor nutri- tivo e da produtividade.

Quais são os cuidados para armazenar o feno?

Armazenamento do feno em galpão O feno deve ser armazenado preferencialmente em galpões arejados e protegidos da umidade, nas formas de fardos ou a granel. A densidade do feno varia com o tipo de forragem e com a percentagem de umidade residual, de 100 a 300 g/m3, em fardos, a 80 a 150 kg/m3, quando a granel.

LER:   Qual e o numero inteiro do pi?

Qual o propósito da fenação?

O objetivo na conservação de forragens, como o próprio nome diz, é a manutenção dos nutrientes e da matéria seca da forrageira com intuito de minimizar perdas durante a estocagem do alimento.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo