O que quer dizer celulas intermediarias?

O que quer dizer células intermediárias?

As células intermediárias são as células mais comuns nos esfregaços no período pós-ovulatório do ciclo menstrual, durante a gravidez e na menopausa precoce.

Quais as diferenças entre as células basais e intermediárias?

A basal (2) apresenta uma única fileira de células em “paliçada”, enquanto que a camada intermediária e superficial apresenta células de citoplasma claro e com núcleos uniformes e pequenos (3).

O que são células superficiais e intermediárias?

As células superficiais e intermediárias são células de revestimento superficiais da vagina e as glandulares são células de revestimento presente no canal endocervical (canal do colo uterino). Cada tipo de células apresentam suas características próprias e são estudadas quanto ao padrão de normalidade.

O que é descamação de células intermediárias?

As células intermediárias têm diâmetro de 30 à 40um e sua descamação ocorre de forma isolada ou em agrupamentos. Essas células exibem pregueamento do citoplasma periférico, particularmente evidentes durante a fase lútea do ciclo menstrual.

LER:   Quantos litros de oleo vai na Himalayan?

Quais são as características das células intermediárias?

As células intermediárias possuem uma forma poligonal e isodiamétrica com citoplasma cianofílico, transluzente, claro, brilhante e margens celulares bem delimitadas. O núcleo vesicular fica centralmente localizado e possui uma cromatina finamente granular uniformemente distribuída.

Quais as células da Ectocervice?

O epitélio ectocervical consiste de 4 camadas: – células basais alinhadas sobre uma membrana basal, – células intermediárias, poligonais e maduras, – células superficiais, com morfologia similar à das células intermediárias, porém com núcleo picnótico.

O que são células superficiais?

As células superficiais são as células mais maduras do epitélio escamoso cervical. O citoplasma é claro-brilhante, transluzente e levemente cianofílico ou eosinofílico, dependendo do grau de queratinização. As margens celulares são proeminentes.

O que é células Endocervicais intermediárias e superficiais?

As células superficiais, intermediárias, naviculares, parabasais e basais fazem parte das células epiteliais pavimentosas (Figura C1). As células endocervicais e endometriais fazem parte das células epiteliais glandulares. Epitélio normal do colo do útero.

O que é descamação de abundantes células intermediárias e superficiais?

O que significa descamação no preventivo?

Metaplasia escamosa imatura como resultado do exame citopatológico de colo uterino significa uma reparação, ou seja, decorre de lesões da mucosa do colo com exposição do estroma e pode ser originado por quaisquer agentes que determinem um processo inflamatório (candidíase, vaginose bacteriana, etc), sendo geralmente a …

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo