O que sao os cretenses?

O que são os cretenses?

Os cretenses foram um povo que formou a Civilização Minoica, na ilha de Creta, localizada no mar Egeu.

Porque os cretenses ficaram conhecidos como minoicos?

Entre 1900 e 1905, Evans descobriu uma série de objetos no sítio arqueológico de Cnossos, o que o levou a confirmar a existência dos cretenses. Esse arqueólogo foi o responsável por nomear os cretenses de “minoicos” em referência a Minos, lendário rei de Creta.

Qual foi a grande descoberta dos minoicos?

Os minoicos desenvolveram inicialmente um sistema de escrita hieroglífico, possivelmente originado dos hieróglifos egípcios, que evoluiu para a escrita Linear A, que por sua vez evoluiu para a Linear B, que foi incorporada pelos micênicos para escrever sua forma arcaica de grego.

Quem foi Creta na mitologia grega?

A Ilha de Creta, na Grécia, é mais conhecida por ser um famoso cenário da mitologia grega. Segundo algumas histórias mitológicas, Creta foi governada pelo Rei Minos, filho de Zeus e Europa. Sob suas ordens, na ilha, foi construído por Dédalo o labirinto do Minotauro, criatura que foi derrotada pelo herói Teseu.

Como era a civilização dos cretenses?

Essa civilização tinha conhecimento da escrita, desenvolveu uma rica produção artesanal e um imenso comércio marítimo. Os cretenses habitavam a ilha de Creta, situada no Mar Mediterrâneo, entre a Grécia, a Ásia Menor e o Egito. A partir de 2000 a.C. já se destacavam como senhores do comércio no Mar Egeu.

LER:   O que e boina verde no Brasil?

Quais as principais características dos cretenses?

A civilização cretense ficou marcada pela construção de grandes palácios reais, como o Palácio de Cnossos, Palácio de Festos e Palácio de Máfia. Era um povo politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses e deusas. Podemos destacar como principais divindades, figuras femininas ligadas à fertilidade.

Como era a civilização minoica?

A civilização minoica passou pela transformação de uma economia agrícola para uma economia baseada e voltada para o comércio exterior, com outros povos e outras culturas. Por exemplo: em suas trocas comerciais negociavam metais como o cobre, com Chipre e o ouro com o Egito.

Quando surgiu a civilização minoica?

Também conhecida como Civilização Cretense, a Civilização Minóica é aquela que se desenvolveu na Ilha de Creta, a maior do Mar Egeu, entre os séculos XX e XV a.C. Ou seja, ela se desenvolveu durante o período conhecido como Idade do Bronze e marca o início do agrupamento humano com domínio dos metais e do …

Qual o nome do rei que fundou a civilização minóica?

A civilização cretense aflorou na ilha de Creta, que fica no mar Egeu. Ela também é chamada de minoica em razão do lendário rei Minos, que teria fundado tal civilização. Já a civilização micênica estruturou-se na parte continental, em torno da cidade de Micenas, localizada próxima a Atenas.

Qual era o deus dos cretenses?

Deucalião
Deucalião. Deucalião sucedeu a seu irmão no trono de Creta, além de ter sido ele o senhor que liderou as tropas cretenses, juntamente com seu filho Idomeneu, para a Guerra de Troia.

Como era a civilização micênica?

A Civilização Micênica foi a civilização que se desenvolveu após o domínio da Ilha de Creta e o fim da civilização minoica. Seu principal centro era Micenas, que influenciava o Mediterrâneo, formada por uma aristocracia voltada para a guerra e preparada para combates.

Quem são os Minoicos?

Quem foram os cretenses e quais as principais características desse povo?

Os cretenses foram um povo que habitou a ilha de Creta, atual Grécia, e formou uma das grandes civilizações da Antiguidade, a chamada civilização cretense ou civilização minoica. Seus primeiros vestígios foram encontrados por um arqueólogo no começo do século XX, e diversos estudos desenvolveram-se a partir de então.

O que era o Palácio cretense?

As civilizações cretense e micênica, ou minoica e micênica, desenvolveram-se por volta de 2000 a. Além de ser uma construção monumental, o palácio cretense era uma complexa obra de engenharia. Sua estrutura contava com aquedutos construídos com terracota que irrigavam água a quilômetros de distância.

A civilização cretense aflorou na ilha de Creta, que fica no mar Egeu. Ela também é chamada de minoica em razão do lendário rei Minos, que teria fundado tal civilização.

O que são os aqueus?

Aqueus ou Civilização Micênica foram povos antigos que ocuparam o Peloponeso e construíram cidades protegidas por muralhas. Com origem indo-europeia, eram povos nômades que buscavam terras férteis.

Qual era a principal característica da cidade de Micenas?

A grande cidade micênica, porém, era Micenas, localizada na Península do Peloponeso, que era caracterizada como extremamente fortificada. A construção de fortificações era uma característica das cidades micênicas, e algumas chegavam a ter muros de 13 metros de altura e de até 8 metros de largura.

Quais as principais características da Civilização Micênica?

Considerada pelos historiadores uma das sociedades mais sofisticadas da cultura grega, a Civilização Micênica apresentava grande disseminação artística. Além disso, apresentava uma organização política bastante avançada, vendo, inclusive, as mulheres com igualdade.

Como era a Civilização Micênica?

A sociedade minoica era governada por príncipes, que criaram um império marítimo. Dentre eles destacou-se o legendário Minos, que teria construído numerosos palácios em Cnossos, a cidade mais importante de Creta. Por isso, a cultura cretense também é denominada cultura minoica.

Qual o significado de minóica?

Relativo à civilização que se desenvolveu em Creta, por volta de 3000 a.C. até cerca de 1450 a.C. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: minoico.

Quais as diferenças entre período Minoico e micênico?

Os micênicos geralmente tendem a adaptar-se, e não a destruir, a cultura, religião e arte minoica, e continuam a operar o sistema econômico e burocrático dos minoicos. No entanto, estudiosos como Jean Tulard, argumentam que durante este período a ilha tornou-se apenas um apêndice do continente.

Como era a economia dos cretenses?

Inicialmente, os cretenses praticavam uma agricultura especializada, cultivando cereais, oliveiras e vinhas, e criavam animai, mas na verdade o comércio é que era a base da economia.

Quais seriam as principais características da civilização cretense?

Quem foi a civilização minoica?

Os minoicos são o mais remoto embrião da futura cultura grega. Seu modo de vida palaciano, comercial e burocrático foi incorporado por invasores do norte, os micênicos, que usaram uma das escritas cretenses como base para registrar a mais antiga forma de língua grega.

Onde surgiu a civilização minóica?

Quais as principais características das civilizações minóica e micênica?

Características da Civilização Micênica O rei era a figura principal do sistema político e econômico. Essa civilização foi marcada pelos grandes navegadores e, consequentemente, por construções de embarcações bastante avançadas do que as que os minóicos produziam.

Quais as principais características da civilização minóica e micênica?

Desenvolveram a olaria – a arte em barro e cerâmica, utilizavam pedras preciosas e os metais serviam não só para a utilização no cozimento e armazenagem de alimentos ou para armamentos. A utilização do bronze se disseminou por todo o Mar Egeu e marcou o desenvolvimento cultural da civilização minoica.

https://www.youtube.com/watch?v=11oHWGs6nHQ

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo