O que sao os ribossomos?

O que são os ribossomos?

Os ribossomos são pequenas estruturas presentes nas células, responsáveis pela produção de proteína celular por meio da informação genética trazida no RNA mensageiro. Podem também ser encontrados em outras partes da célula, como nas mitocôndrias e no retículo endoplasmático rugoso.

Como os ribossomos são formados?

Os ribossomos são formados a partir de fragmentos específicos do DNA. Esses trechos são responsáveis pela síntese de RNA ribossômico. Depois de produzidos a partir do DNA, as moléculas de RNA ribossômicos se agrupam em estruturas nucleares designadas de nucléolo.

Qual é a importância do ribossomo?

Os ribossomos produzem proteínas, que por sua vez controlam a química de todos os organismos vivos. Como os ribossomos são cruciais para a vida, também se tornaram um alvo preferencial para o desenvolvimento de novos antibióticos.

Quais são as características dos lisossomos?

LER:   O que e o regionalismo econômico?

Os lisossomos são organelas pequenas situadas no citoplasma da célula, envoltas por membrana e apresentando morfologia arredondada. Em seu interior estão armazenadas as enzimas que realizam a digestão intracelular, podendo conter lipases, proteases, nucleases e outros tipos de enzimas digestivas.

Qual a importância dos ribossomos para a síntese proteica?

Ribossomos. Os ribossomos são estruturas celulares responsáveis pela síntese de proteínas. Essas estruturas são formadas por duas subunidades, uma maior e uma menor, constituídas por RNAr e proteínas. Pelo fato de não apresentarem membranas, alguns autores não os consideram como organelas.

Qual a importância do Peroxissomos?

A principal função dos peroxissomos é fazer a desintoxicação das células e principalmente realizar a catalisação do peróxido de hidrogênio, mais conhecido como água oxigenada (H2O2), uma substância extremamente tóxica para as células e fonte de radicais livres.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo