O que se poder fazer para evitar a ambiguidade?

O que se poder fazer para evitar a ambiguidade?

Como evitar a ambiguidade

  1. Preste atenção aos múltiplos significados das palavras.
  2. Empregue apenas palavras cujo significado e aplicação você domina inteiramente.
  3. Atenção à concordância e à regência, tanto nominais quanto verbais.
  4. Observe o efeito das outras palavras sobre o sentido da frase.

O que é ambiguidade viciosa?

Pelo fato de reunir mais do que uma interpretação possível, as ambiguidades podem gerar um desentendimento no discurso, motivo pelo qual devem ser evitadas nos discursos formais. Assim, quando surgem por descuido, as ambiguidades são consideradas vícios de linguagem. Exemplo: Por fim, levou o filho para o seu quarto.

Por que a ambiguidade é aceitável?

Embora seja aceitável na linguagem lírica e poética, devido à maior liberdade criativa nesse tipo de escrita, a ambiguidade é um vício que deve ser evitado em textos jornalísticos, acadêmicos e, mesmo, durante a comunicação informal enquanto troca de informações objetivas e precisas, já que causa problemas na interpretação dessas informações.

LER:   Como os Backstreet Boys estao hoje?

Qual é a ambiguidade estrutural?

Mais uma situação em que é possível inferir mais de um sentido. Quando a ordem/ posição é o problema, a ambiguidade é denominada estrutural. Nosso objetivo é evidenciar quais são os casos clássicos em que ocorre a ambiguidade estrutural, principalmente por meio de exemplos, e apresentar alternativas que a eliminem.

Qual a ambiguidade do cinto?

A expressão em destaque, na frase, pode ter dupla interpretação: ou a pessoa que não usar o cinto pode dar-se mal (ser multada) ou machucar-se, caso ocorra algum imprevisto. Existem dois tipos de ambiguidade: A polissêmica, quando um mesmo vocábulo apresenta mais de um significado: As ações lhe trouxeram grande fortuna.

Por que a ambiguidade gera desentendimentos?

Isso acaba por prejudicar a objetividade da linguagem e abre um perigoso espaço à subjetividade do ouvinte. Pelo fato de existirem múltiplos sentidos que podem ser extraídos, a ambiguidade pode gerar desentendimentos em relação à informação transmitida. Assim, podemos concluir que a ambiguidade é algo que deve ser evitado em discursos formais.

O que significa uma frase ambígua?

A ambiguidade é a característica de uma palavra, expressão ou frase que tem duplo sentido ou que gera dúvida quanto ao seu significado. A ambiguidade pode ser lexical ou estrutural.

O que é a figura de linguagem ambiguidade?

A ambiguidade faz parte das figuras de linguagem, e também é conhecida como anfibologia. A ambiguidade existe quando acontece uma duplicidade de sentido nas frases ou palavras que compõem o texto. Se essa frase ou palavra for interpretada de maneira errada, pode causar confusão no entendimento final.

Como evitar esse tipo de ambiguidade?

Para evitar esse tipo de ambiguidade, evite usar o pronome seu ou sua nesses casos e use dele ou dela: Andréia pediu a Fabiano que pegasse a mochila dele/dela na sala. Ocorre quando a sintaxe da frase prejudica o entendimento. Exemplo: O garoto mal-humorado resmungou durante a prova.

Quando ocorre a ambiguidade?

Ambiguidade. Na linguística, a ambiguidade ou anfibologia ocorre quando um trecho, uma sentença ou uma expressão linguística apresentam mais de um entendimento possível, gerando problemas de interpretação no enunciado e dificuldades de comunicação. A ambiguidade é um problema muito comum e presente em diversas construções textuais e orais,

LER:   Quais dessas caracteristicas e claramente da musica do periodo conhecido como romantismo?

Quando a ambiguidade aparece em contextos de uso de verbos?

Ocorre quando a ambiguidade aparece em contextos de uso de verbos na forma nominal (gerúndio, particípio ou infinitivo). Exemplo: A garota viu o vizinho correndo. Quem estava correndo: a garota ou o vizinho? Mudando a posição das orações, temos o seguinte:

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo