Onde se desenvolve a cana-de-acucar?

Onde se desenvolve a cana-de-açúcar?

A cana de açúcar é originária das regiões tropicais do Sul e do Sudeste da Ásia. Diferentes espécies provavelmente tiveram origem em locais diferentes, sendo a Saccharum barberi originária da Índia e a S. officinarum na Nova Guiné.

Como a cana-de-açúcar é usada?

Para que serve a cana? Praticamente toda cana-de-açúcar que o mundo produz vira álcool ou açúcar. Após retirar o caldo da cana, o que sobra é chamado de bagaço. Atualmente ele é utilizado pelas usinas para gerar energia elétrica e, em menor escala, biogás.

Como se cultivava a cana?

Para trabalhar no cultivo da cana, os colonos portugueses fizeram tentativas de uso de mão de obra indígena nativa, feita escrava. Ali, os holandeses conseguiram permanecer por certo tempo e, enquanto isto, conseguiram acumular experiência no cultivo e na lida com a cana de açúcar, até serem expulsos da colônia.

LER:   Quantos ancestrais possuem o grupo que era chamado de repteis?

Quais as principais características do ciclo da cana de açúcar?

O ciclo da cana de açúcar começou quando a matéria prima, a cana de açúcar foi inserida ao mesmo tempo, em três diferentes Capitanias Hereditárias: Bahia, Pernambuco e São Vicente. No ano de 1549, Pernambuco já tinha trinta engenhos-banguê, a Bahia tinha dezoito engenhos-banguê e São Vicente tinha dois engenhos-banguê.

Qual a classificação da cana-de-açúcar?

A planta de cana-de-açúcar é classificada botanicamente como pertencente a família Poaceae, subfamilia Panocoideae, tribo Andropogoneae e gênero Saccharum L. O gênero Saccharum contém seis espécies: duas silvestres, S. spontaneum L. (2n = 40–128) e S.

Qual a origem do cana-de-açúcar?

ANTIGUIDADE – Foi na Nova Guiné que o homem teve o primeiro contato com a cana-de-açúcar. De lá, a planta foi para a Índia. Credita-se aos egípcios o desenvolvimento do processo de clarificação do caldo da cana e um açúcar de alta qualidade para a época.

Onde a cana-de-açúcar se desenvolveu melhor porque?

Ela se desenvolve melhor em climas que se caracterizam por apresentar duas estações bem diferenciadas, uma de altas temperaturas e a outra úmida, que possibilitam a evolução germinativa, a rebentação e o progresso do vegetal. A área que mais produz esta planta, no Brasil, é a de Ribeirão Preto.

LER:   O que e especialidade de uma pessoa?

Qual é a atividade econômica relacionada a cana-de-açúcar?

A planta é a principal matéria-prima para a fabricação do açúcar e álcool (etanol). …

Quais as principais características da produção da cana no Brasil colonial?

As características fundamentais do plantation são: grandes latifúndios (extensões de terra); mão-de-obra escrava; monocultura (plantio de um mesmo produto em larga escala.

Como era o engenho?

O engenho, a grande propriedade produtora de açúcar, era constituído, basicamente, por dois grandes setores: o agrícola – formado pelos canaviais -, e o de beneficiamento – a casa-do-engenho, onde a cana-de-açúcar era transformada em açúcar e aguardente.

Qual uma da principal espécie de cana-de-açúcar?

Saccharum officinarum
Veja abaixo as principais espécies de cana-de-açúcar e suas características essenciais: Saccharum officinarum: canas nobres/tropicais; colmos grossos, elevado teor de açúcar; baixo teor de fibras; exigentes por boas condições de solo e de clima; mais sensíveis a doenças.

Onde a cana-de-açúcar se desenvolveu melhor e por quê?

As regiões tropicais são as que oferecem melhores recursos para o desenvolvimento da cana, pois ela necessita da luz solar para seu crescimento. Por ser grosseira, a cana-de-açúcar evolui de forma satisfatória em territórios repletos de areia e menos abundantes de recursos, como o cerrado.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo