Para que a arte em tempos de pandemia?

Para que a arte em tempos de pandemia?

Por meio da arte é também possível conscientizar, fazer protestos e denúncias. Durante a pandemia de COVID-19, no Brasil e em todo mundo incontáveis artistas levaram ainda o papel social da arte a um outro nível, ainda mais palpável, transformando-a em propósito.

Como a arte pode ajudar na saúde mental?

A presença da arte, como os ateliês de pintura e escultura, oficinas de dança, literatura, música, entre outros, nas instituições psiquiátricas, facilita a expressão criativa do sujeito e pela qual os doentes podem recorrer como uma forma de se comunicar com o mundo e de se reestruturarem internamente.

O que transformou as artes em mercadorias rentáveis?

A indústria cultural surge como consequência do capitalismo e do fetichismo da mercadoria. Ela industrializa (através dos novos meios tecnológicos e da nova lógica de produção) a cultura, transformando-a em mercadoria.

Qual é a importância da arte e do entretenimento em tempos de pandemia?

O produto artístico tem como uma de suas funções sociais justamente o entretenimento, promovendo momentos de distração, de respiro em tempos de tantos excessos. Ademais, a arte tem uma importância social muito além do simples entretenimento, arte surgiu com o homem e o acompanha em toda sua evolução social.

LER:   Quais sao as etapas para a abertura de uma empresa?

Quando a arte virou mercadoria?

Se no início do capitalismo a arte-mercadoria era obra de um sujeito patrocinado por um Page 4 mecenas, na era da Indústria Cultural e do capitalismo total, o novo mecenato instrui e organiza a arte para promover a si mesmo e seus outros produtos.

Quais os efeitos da indústria cultural sobre as artes?

Com a Indústria Cultural, a arte passou a ser mercadoria e estaria assim sujeita às leis da oferta e da procura, se antes ela estava ligada a contemplação, hoje ela está ligada mais ao lucro. Desta forma ela perde a sua áurea inicial. A Arte Erudita e a Arte Popular seriam apagadas pelo capitalismo.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo