Por que a ironia pode ser identificada?

Por que a ironia pode ser identificada?

Pode também ser entendida como uma zombaria. Em ambos os casos, para ser identificada, ela depende do contexto (da situação) e do conhecimento do interlocutor. Na linguagem oral, os gestos do enunciador também são importantes para o seu entendimento. Existem basicamente três tipos de ironia: dramática, teatral ou satírica; de situação.

Qual o significado do termo “ironia”?

O termo “ironia” vem do grego eirōneía e significa “dissimulação”, enquanto o termo “antífrase”, que vem do grego antiphrasis, significa “expressão contrária”. A ironia pode ser verbal ou observável, dependendo da situação.

Qual é a ironia do teatro e da literatura?

É um tipo de ironia específica do teatro e da literatura. É, portanto, uma forma de interlocução com o público ou com os leitores, que devem perceber a ironia. Assim, ela ocorre quando o personagem de uma narrativa ou peça de teatro desconhece algumas informações que são de conhecimento dos leitores ou do público.

Como ocorre a ironia de uma peça de teatro?

Assim, ela ocorre quando o personagem de uma narrativa ou peça de teatro desconhece algumas informações que são de conhecimento dos leitores ou do público. Um exemplo desse tipo de ironia pode ser retirado de um romance de Machado de Assis: Quincas Borba (1891). Como se pode ver neste trecho que narra a morte do protagonista:

Será que a ironia é uma ironia observável?

A situação por si só seria considerada uma ironia observável, no entanto, ao narrá-la, o cronista faz uma ironia verbal. Com esses exemplos, podemos ver que a ironia pode ser utilizada nos mais diversos contextos, sendo popular em diversas épocas. Portanto, seria irônico dizer que essa figura de linguagem não é nada importante para o nosso idioma.

LER:   Como estudar na reta final Enem?

Por que Machado de Assis usa a ironia em suas obras?

Esse trecho do conto “O parasita azul”, de Machado de Assis, mostra por que o escritor é conhecido pelo uso frequente da ironia em suas obras, em uma época em que isso não era tão comum na literatura. “Foi reforçada a guarda. Construíram uma terceira cerca.

Por que a ironia é infinita?

Já a ironia cósmica ou infinita é a disparidade entre o desejo humano e as realidades do mundo externo. Na ironia antífrase, acontece o engrandecimento de ideias erradas, funestas, e quando se faz uso carinhoso de termos ofensivos.

Qual o significado da palavra ironia?

Como esse recurso estilístico recorre à combinação de ideias e pensamentos, é classificado como uma figura de pensamento. A palavra ironia tem origem grega ( euroneia) e significa dissimulação, fingimento. Para entender melhor esse conceito, vejamos um exemplo: Doutor, agradeço o fato de ser tão atencioso comigo.

Como a ironia é construída por quem é inteligente?

Assim como a ironia é mais facilmente construída por quem é inteligente, essa segue o mesmo padrão. Contudo, não é pertencente a uma pessoa com bom equilíbrio e inteligência emocional. Basicamente, sarcásticos não tem tanta empatia. Para que fixe melhor o significado de ironia, se atente a essas frases.

Como usar a ironia para valorizar algo ou alguém?

Por incrível que pareça, alguém pode usar a ironia para valorizar algo ou alguém. Ainda que o caminho comum seja enaltecer para depreciar, muitos fazem o contrário para destacar a importância de um objeto. Isso fica evidente em amizades mais concretas, quando um está triste e o outro ressalta tudo de bom naquele episódio.

Qual a diferença entre a ironia e o sarcasmo?

No entanto, ao contrário da ironia, o sarcasmo é notadamente mais agressivo e provocador, muitas vezes zombando de algo ou de alguém. A ironia, por sua vez, pode ser mais leve ou menos óbvia e mais sutil no tom de deboche. A ironia consiste em uma figura de linguagem que traz o sentido oposto do que foi enunciado.

Por que as pessoas são irônicas?

Por que as pessoas são irônicas? Podemos observar que a ironia serve para gozar de alguém ou de alguma situação. A ideia é potencializar o que de fato aconteceu mencionando a sua natureza contrária, a fim de lembrarmos da realidade.

Qual a origem da palavra ironia?

Ironia é uma palavra de origem grega “ eironeia”, que quer dizer disfarçar, mascarar. Pode significar também chacota, zombaria, deboche, escárnio e sarcasmo. Para que a ironia seja utilizada de forma mais gentil, ela deve ser bem elaborada, com jogos de palavras que não deixem transparecer a real intenção do interlocutor.

Qual o significado da ironia do destino?

Leia mais sobre o significado de Ironia do destino e veja conheça estes exemplos de ironia. O sarcasmo é considerado um tipo de ironia insultuosa e mais grave, com a finalidade de humilhar e zombar de algo ou alguém. A ironia, como dito, visa expressar algo que não significa necessariamente aquilo que a pessoa pensa.

Qual a diferença entre ironia e sarcasmo?

A ironia, como dito, visa expressar algo que não significa necessariamente aquilo que a pessoa pensa. Mas, neste caso, também não tem por obrigação humilhar ou provocar comédia, como é o caso do sarcasmo. Aprenda mais sobre a diferença entre sarcasmo e ironia e veja exemplos de figuras de linguagem.

A origem da palavra “ironia” remete ao grego “ eironéia ”, cujo significado é “dissimulação”; e a palavra “antífrase” também tem origem grega e vem de “ antiphrasis ”, que significa “expressão contrária”. Como identificar a ironia

Por que a abdicação é irônica?

Daí o tom irônico, de franca zombaria, principalmente quando o narrador diz que “estava assinada a abdicação”. Abdicar é renunciar a algo, no caso, ao posto de imperador que o personagem julgava ocupar. Quando se obtém um resultado contrário ao desejado em uma situação. Um exemplo desse tipo de ironia envolve o famoso naufrágio do Titanic.

Qual a origem do termo “ironia”?

O termo “ironia” é proveniente do grego antigo “ eironēia ”, que quer dizer “ dissimulação ”. As teorias de retórica dividem a ironia em, basicamente, três tipos diferentes: oral, de situação ou dramática.

Por que a ironia é mais sutil?

Enquanto a ironia é mais sutil, o sarcasmo é considerado mais malicioso. No emprego de expressões irônicas, nem sempre o receptor da mensagem perceberá rapidamente a intenção da fala. Por ser mais sutil, é possível que passe algum tempo até que a pessoa perceba que foi ironizada.

Quais são as frases irônicas?

Os exemplos acima são ironias mais diretas e explícitas, nas quais o próprio contexto e significado estão explicados nas próprias frases. Entretanto, é possível encontrar frases irônicas que dependem do contexto em que são utilizadas, como: Parabéns pelo ótimo serviço! (Em um contexto onde alguém cometeu alguma falha no trabalho);

Qual a classificação da ironia?

A ironia pode ser classificada de três maneiras: Ironia dramática ou satírica, que indica a diferença entre a expressão e a compreensão; Ironia de situação que corresponde a diferença existente entre a intenção e o resultado da ação. Sarcasmo e ironia são dois termos provenientes da língua grega.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo