Por que os meninos nao sao nomeados em toda a historia apenas chamados menino mais velho e menino mais novo?

Por que os meninos não são nomeados em toda a história apenas chamados menino mais velho e menino mais novo?

O MENINO MAIS VELHO E O MENINO MAIS NOVO – filhos do casal. Por não terem o nome citado pelo narrador, os dois personagens acabam sendo caracterizados por causa dos pais. Essa falta de pessoalidade no tratamento é eloquente, pois batiza os garotos com a impessoalidade.

Pode-se dizer do romance Vidas Secas que é uma grande obra?

Pode-se dizer do romance, “Vidas Secas”, de onde o texto foi retirado, que é uma grande obra: Pelo tratamento que dá aos conflitos de terra do país. Pois trata da coisificação das relações humanas e da autodestruição. Pelo poder de fixar figuras humanas vivendo sobre o fatalismo das secas da região nordeste.

Por que o título do livro e Vidas Secas?

Foi justamente o nome de um dos personagens mais emblemáticos do livro, Baleia, a primeira escolha de Graciliano para o título, como se vê na capa do datiloscrito original da obra. Daniel Pereira, irmão de José Olympio, trocou amargas por secas e Graciliano se convenceu de que esse seria o melhor nome para o livro.

LER:   Quais sao os tipos de disciplina?

Como você percebe os personagens Fabiano Sinhá Vitória o menino mais velho é o menino mais novo?

Menino mais novo e menino mais velho Filhos de Fabiano e Sinhá Vitória, não têm seus nomes identificados ao longo da narrativa. O Menino mais novo inspira-se no pai e sonha ser como ele. O Menino mais velho, por outro lado, é muito mais próximo da mãe e nutre curiosidade pelas palavras e seus significados.

Qual a relação de Fabiano e Baleia o que ela representa na história?

Filhos: representam os filhos de Fabiano e Vitória, o “menino mais novo” e o “menino mais velho”. Baleia: é a cadela da família, muito querida por todos, sobretudo pelos meninos. Ela é tratada como um membro da família. Patrão: representa o patrão de Fabiano, explorador e dono da fazenda em que ele trabalha.

Qual é o tema do livro Vidas Secas?

O romance denuncia a realidade social dos sertanejos pobres que viviam no Nordeste da época, cujo cotidiano era marcado pela opressão, humilhação, miséria, espoliação econômica e extremas privações, sobretudo nos períodos de seca.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo