Quais foram as principais caracteristicas do periodo historico conhecido com Alta Idade Media seculos V XI?

Quais foram as principais características do período histórico conhecido com Alta Idade Média séculos V XI?

Durante a Idade Média, a Europa viu a estruturação do feudalismo, o surgimento do Império Carolíngio, a expansão do cristianismo e o fortalecimento da Igreja Católica. Fora do contexto europeu, surge do Islamismo e a expansão dos muçulmanos pelo norte da África e pela Península Ibérica.

O que ocorreu na Alta Idade Média?

A Alta Idade Média compreende os anos entre 476 e 1000 e é marcada pelas invasões bárbaras no território do Império Romano e a consolidação do sistema econômico feudal. Bárbaro, na visão dos romanos, era todo povo que tinha uma cultura diferente da greco-romana.

LER:   Qual foi o papel das guerras para a construcao do absolutismo na Franca?

Como era a sociedade Alta Idade Média?

A Alta Idade Média promoveu grandes transformações na Europa Ocidental devido à desagregação do Império Romano e ao estabelecimento dos povos germânicos. Isso deu origem a novas formas de organização social, política e econômica. O período da Alta Idade Média vincula-se à formação do feudalismo.

O que foi o processo de Ruralizacao da sociedade durante a Idade Média?

Com a queda do Império Romano do Ocidente e a invasão dos povos bárbaros entre os séculos IV e V, a Europa atravessou um período de ruralização, isto é, os moradores da cidade se deslocaram para o campo, fugindo da instabilidade provocada pela movimentação dos bárbaros.

O que foi a Baixa Idade Média e quais os destaques que houve nessa época?

A Baixa Idade Média é considerada o período do auge do feudalismo no medievo. Esse ápice deu-se entre os séculos XI e XIII, sendo o período anterior a isso de formação, e o posterior, de decadência e formatação de uma nova organização política, econômica e social na Europa Ocidental.

Qual o sistema de produção consolidado na Alta Idade Média?

LER:   O que significa sonhar com lagartas?

O Feudalismo foi o sistema socioeconômico que prevaleceu na Idade Média, mas chegou a sobreviver em algumas regiões da Europa também na Idade Moderna.

O que é o processo de ruralização?

substantivo feminino Processo que consiste na transformação de um local, anteriormente urbano, para uma zona completamente rural. Apresentação de características rurais em territórios urbanos. Etimologia (origem da palavra ruralização). Ruralizar + ção.

Quais acontecimentos marcaram a Baixa Idade Média?

O grande evento catastrófico do período foi a Peste Negra, um surto de peste bubônica que atingiu a Europa em 1348 e espalhou-se rapidamente pelo continente. Houve ciclos de peste bubônica em diversos anos no século XIV, como em 1360-62, 1366-69 e 1374-75. O resultado da Peste Negra foi a morte de 1/3 da Europa.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo