Quais sao as cinco referencias da inteligencia multipla?

Quais são as cinco referências da inteligência múltipla?

Conheça os tipos de inteligências múltiplas e como trabalhar com os alunos

  • Corporal. Também chamada de inteligência cinestésica, essa é a capacidade que as pessoas têm de controlar e conhecer o próprio corpo, dispondo de uma coordenação motora invejável.
  • Espacial.
  • Interpessoal.
  • Intrapessoal.
  • Lógica.
  • Musical.
  • Verbal.

O que se define por inteligência?

No dicionário de Psicologia (Associação Psicológica Americana, 2010, p. 521), pode-se encontrar a definição de inteligência como sendo a “capacidade de extrair informações, aprender com a experiência, adaptar-se ao ambiente, compreender e utilizar corretamente o pensamento e a razão”.

Qual foi o psicólogo criador da teoria das inteligências múltiplas?

Howard Gardner
Autor de mais de trinta livros e dezenas de artigos publicados, Gardner é conhecido na área educacional principalmente por causa de sua teoria sobre as inteligências múltiplas (vamos falar disso mais a seguir). Para entender quem é Howard Gardner, precisamos voltar um pouco no seu passado.

LER:   Como usar o texto de apoio na redacao?

Quais são as inteligência múltiplas?

Os primeiros estudos de Howard Gardner definiram as inteligências múltiplas em sete tipos: inteligência lógico-matemática, linguística, interpessoal, intrapessoal, corporal, espacial e musical.

Quantas são as múltiplas inteligências?

A teoria das múltiplas inteligências defende que o cérebro humano possui 8 tipos de inteligência. Porém cada indivíduo, na maioria dos casos, possui apenas uma ou duas inteligências desenvolvidas.

O que é a inteligência segundo Piaget?

Para Piaget, a inteligência seria, então, um “conjunto de operações vivas e atuantes”, “uma forma de equilíbrio a que tendem todas as estruturas” (piaget, 1947-1977, p. 16-7). Nesse sentido, uma ação é tanto mais inteligente quanto mais evoluídas forem as estruturas a ela subjacentes.

Como Howard Gardner psicólogo da Universidade de Harvard define a inteligência?

Nesta concepção, a inteligência segundo (Teles, 1991, p. 160) pode ser definida como “uma capacidade de resolver, de maneira criativamente nova e original, os problemas da situação, isto é, do meio em que vive”.

Como desenvolver as múltiplas inteligências?

Como desenvolver as suas múltiplas inteligências na prática

  1. Na prática: busque fazer cálculos matemáticos mentalmente e resolva problemas e testes.
  2. Na prática: a leitura é a principal forma de ampliar seu vocabulário.

Como trabalhar as inteligências múltiplas na Educação Infantil?

Para captar essa inteligência, nossos professores buscam atividades que exercitem a empatia e reconhecimento entre as crianças, com práticas em pequenos grupos ou duplas. Também são úteis jogos de mímica ou recortes de pessoas em revistas, estimulando o olhar do aluno sobre o outro.

LER:   O que e um consentimento implicito?

Como avaliar as inteligências múltiplas?

A avaliação das Inteligências Múltiplas em sala de aula

  1. Criação de objetivos. A criação de objetivos no início do curso, programa ou ano letivo é baseada no conceito de CHA.
  2. Avaliação entre colegas.
  3. Autoavaliação.
  4. Avaliação da capacidade de aplicar o conhecimento.

Quais são os tipos de inteligência de cada indivíduo?

Cada pessoa possui 7 tipos de inteligência, porém, para cada indivíduo, um ou mais tipo de inteligência será predominante sobre os demais. Ao reconhecer qual tipo de inteligência possui de forma mais desenvolvido, se torna mais fácil escolher uma faculdade e a profissão a ser seguida.

Qual a inteligência de uma pessoa?

Inteligência é o conjunto de características intelectuais de uma pessoa, a partir de memória, raciocínio, lógica, abstração, imaginação, percepção, compreensão, entre outros aspectos cognitivos.

Por que os indivíduos conseguem desenvolver inteligência emocional?

Indivíduos que conseguem desenvolver inteligência emocional são cada vez mais valorizados. Isso porque reconhecer suas próprias limitações e trabalhar para ser indulgente com as falhas dos outros são capacidades acessíveis apenas àqueles que estão em permanente estado de vigilância na busca pela excelência.

Quais são os tipos de inteligência predominantes em você?

Conheça os 7 tipos de inteligência e descubra qual deles é predominante em você! Cada pessoa possui 7 tipos de inteligência, porém, para cada indivíduo, um ou mais tipo de inteligência será predominante sobre os demais.

Quantas inteligências uma pessoa pode ter?

Todas as pessoas nascem com o potencial das oito inteligências, porém em condições ambientais (amigos, família, localidade), elas recebem estímulos para o desenvolvimento de apenas uma ou duas inteligências.

Quais são as oito inteligências múltiplas?

Daí, eles identificaram oito tipos de inteligência: Linguística-Verbal, Naturalista, Interpessoal, Intrapessoal, Visual-espacial, Corporal-Cinestésica, Musical e Lógico-matemática.

Quais são as inteligências múltiplas propostas por Gardner e suas principais características?

A TEORIA DE GARDNER DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: Gardner identificou nos seres humanos as inteligências linguística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésica, interpessoal, intrapessoal, naturalista e existencialista.

É possível ter mais de um tipo de inteligência?

Os estudos do pesquisador realizados na década de 1980 mostraram que existem 7 principais tipos de inteligência. É importante ter em mente que todas as variações são válidas e não existe uma que é mais importante do que a outra.

Quais as inteligências propostas por Gardner?

As inteligências levantadas na pesquisa de Gardner saem dessas duas áreas e passam a ter uma área bem mais abrangente, sendo elas: linguística, lógico-matemática, espacial, pictória, musical, corporal-sinestésica, naturalista, interpessoal e intrapessoal, existentes no cérebro de todos os seres humanos, sendo que cada …

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo