Quais sao as contas que sao exemplos das de resultados?

Quais são as contas que são exemplos das de resultados?

As contas de resultados representam as receitas e as despesas de uma determinada empresa. Assim, fazem menção a função econômica da contabilidade, identificando se a empresa teve lucro ou prejuízo em determinado período….Despesas

  • Água e esgoto;
  • Energia elétrica;
  • Material de limpeza;
  • Salários.

São exemplos de contas de natureza credora?

Natureza Credora ==> 7 reservas de lucros; fornecedores; duplicatas descontadas; capital social; impostos e contribuições a recolher; empréstimos e financiamentos; receitas financeiras a transcorrer.

Como sei quais são as contas de resultado?

Contas de Resultado São as Receitas e as Despesas do período, que devem ser encerradas no final do exercício para que se apure o resultado do exercício.

Quantas e quais são as contas de resultado?

Leitura de Contas de Resultado A DRE apresenta, entre outras informações, os seguintes dados: Lucro bruto (diferença entre resultados de vendas e custo); Resultado operacional (diferença entre resultado bruto e despesas operacionais); Lucro ou Prejuízo Líquido (diferença entre o resultado operacional e tributos);

Como calcular lucro ou prejuízo contabilidade?

O cálculo da margem de lucro é feito a partir de uma fórmula simples: divida o lucro pela receita total e multiplique o resultado por 100. Para ajudar, vamos dar um exemplo de uma empresa que faturou R$ 20 mil em um mês e teve custos de R$ 13 mil no mesmo período.

LER:   Quem sao as tres Gorgonas?

Como calcular lucro e prejuízo contabilidade?

Podendo ser calculada da seguinte forma: Lucro Bruto = Receitas totais – Custo. A margem de lucro bruto é alcançada pela relação entre o lucro bruto e a receita total, sendo assim a forma é Margem de Lucro = Lucro Bruto / Receitas Totais.

O que é uma conta de natureza credora?

NATUREZA (CREDORA) ATIVO: FICAM AS CONTAS ONDE SÃO REGISTRADOS OS BENS, CRÉDITOS E DIREITOS QUE COMPÕE O PATRIMÔNIO DA EMPRESA.

Quais são as naturezas das contas contabeis?

A natureza das contas contábeis: Débito tem origem no latim (debita) que quer dizer um montante devido a alguém, enquanto que crédito (creditum) se refere a um empréstimo com confiança.

Quais são os grupos de contas de resultado?

Elas podem ser divididas em dois grandes grupos: Contas Patrimoniais: Estas contas estão relacionadas ao patrimônio da entidade e tem como representação o ativo, passivo e patrimônio líquido. Contas de Resultado: Estas contas estão relacionadas às receitas, custos e despesas de uma entidade.

Qual é o plano de Contas?

O plano de contas representa, segundo Lima e Castro (2007, p. 110), o projeto das contas julgadas necessárias ao registro de todos os componentes patrimoniais e dos fenômenos da gestão, relativos a uma determinada entidade.

LER:   Quais os tipos mais simples de instrumentos de medicao de nivel?

Qual é a classificação do plano de Contas?

Classificação do Plano de Contas Para classificar os ativos e passivos neste registro, é preciso saber quais são os códigos referentes à classe deles. Neste tipo de plano, inclusive, os códigos possuem diversos numerais, que irão representar não só classes, como também subgrupos, contas, subcontas e itens.

Quais são os tipos de conta?

Os principais tipos de conta são a conta-corrente,a conta de poupança e a conta-salário. A conta-corrente é o tipo mais comum. Nela,o dinheiro fica à sua disposição para ser sacado a qualquer momento.Essa conta não gera rendimentos para o depositante. A conta de poupança foi criada para estimular as pessoas a pouparem.O

Qual é o elenco de Contas?

“o elenco de contas consiste na relação das contas que serão utilizadas para o registro dos fatos administrativos responsáveis pela gestão do patrimônio da empresa […]”. Para estas contas são denominadas nomes, onde se determina o objeto claro de cada conta, ou seja, seu significado, Sá (2001, p.7), considera estes nomes de títulos.

O que as contas de resultados provocam na empresa?

A definição de contas de resultado representa as receitas e as despesas de uma determinada empresa. Dessa maneira, identificam se houve lucro ou prejuízo em determinado período do exercício das funções empresariais. São as receitas as responsáveis por aumentar os ativos ou minimizar os passivos de uma companhia.

LER:   Em que consiste o Principio de conservacao de energia?

Como deve ser feita a prestação de Contas?

Toda prestação de contas deve ser feita embasada em uma documentação original que comprove os dados das despesas e receitas. Sem a devida documentação, a prestação de contas não terá valor jurídico, por isso é recomendável correr atrás dos documentos necessários para evitar transtornos.

Quando deve ser encaminhada a prestação de Contas?

A partir da publicação da Resolução CD/FNDE nº 02/2012, as prestações de contas devem ser encaminhadas por meio do Contas Online, que pode ser acessado no endereço http://www.fnde.gov.br/sigpc/ Quando concluídos os registros relativos à prestação de contas, ela deve ser enviada por meio do próprio sistema.

Como deve ser feita a prestação de Contas dos saldos?

Portanto, a prestação de contas dos saldos deve ser feita também por meio do sistema e deverá ser incluída pela própria entidade se o Sistema não tiver gerado a obrigação de prestar contas. A opção para tal tipo de registros é acionada pelo botão exemplificado abaixo:

Qual a obrigação de prestar contas?

A obrigação de prestar contas é de todo aquele que gere recurso público. Assim, no caso de uma prefeitura, por exemplo, quem estiver como dirigente municipal – prefeito ou prefeita -, quando ocorrem as transferências de recursos pelo FNDE, torna-se responsável por prestar contas.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo