Quais sao os exemplos mais conhecidos de arquitetura bizantina?

Quais são os exemplos mais conhecidos de arquitetura bizantina?

Os exemplos mais conhecidos de arquitetura da Arte Bizantina são:

  • As Basílicas de Santo Apolinário e São Vital, em Ravena;
  • A Igreja de Santa Sofia, em Istambul – obra da autoria do matemático Antêmio de Tralles e de Isidoro de Mileto, cuja construção foi feita entre os anos 532 e 537;

Qual é o edifício símbolo da arquitetura bizantina?

Sem dúvida, quando falamos em arquitetura bizantina, o principal expoente é a Catedral de Santa Sofia (Hagia Sofia ou sagrada sabedoria), localizada em Istambul. Ela foi edificada por ordem do imperador Justiniano.

Quais os locais no Brasil exemplos mais conhecidos de arquitetura de arte bizantina?

Arquitetura Bizantina no Brasil Um exemplo é o Museu Judaico de São Paulo. Já na cidade de Prudentópolis, no interior de São Paulo, existem cerca de 50 igrejas com arquitetura bizantina.

Quais os locais no Brasil mais conhecidos de arquitetura da arte bizantina?

Há vários exemplos arquitetônicos bizantinos como a igreja dos Santos Sérgio e Baco, igreja de São Vital, em Ravena, Catedral Dourado em Antioquia, catedral de Bosra e a de São João de Esra, igreja de Santa Irene ou de Santa Paz (532), no entanto, destacamos uma obra-prima : a magnífica igreja de Santa Sofia.

LER:   Quais sao os tipos de intercambio?

Como são chamadas as construções religiosas do período bizantino?

Chama-se arquitetura bizantina aquela desenvolvida pelo Império Bizantino (assim chamado como referência a Bizâncio, o antigo nome da capital imperial bizantina Constantinopla) durante a Idade Média (atualmente será mais correto denominar este período Antiguidade Tardia – a dita decadência romana – e não Idade Média) …

Quais as principais características da Basílica de Santa Sofia?

É formada por uma série de pequenas janelas, e o revestimento dourado dos mosaicos e dos mármores também contribuem para o intenso e fascinante efeito luminoso. Santa Sofia é considerada um dos maiores exemplos ainda existentes da arquitetura bizantina, um esplendor de grande valor artístico em todos os aspectos.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo