Qual a composicao politica do Tribunal de Contas da Uniao?

Qual a composição política do Tribunal de Contas da União?

O Tribunal de Contas da União é composto por 9 Ministros e possui quadro de funcionários próprios, e tem sede no Distrito Federal. Os demais 6 Ministros (2/3 restantes) são indicados diretamente pelo Congresso Nacional.

Quais as principais responsabilidades do TCU?

O Tribunal é responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos e entidades públicas do país quanto à legalidade, legitimidade e economicidade.

São premissas ou objetivos da referida rede?

São premissas ou objetivos da referida Rede: a. Estimular a sobreposição de ações de controle, de modo a torná-las mais efetivas. Conferir maior eficiência, efetividade e eficácia ao controle da gestão pública por meio da união de esforços e compartilhamento de informações.

Quantos ministros compõem o Tribunal de Contas da União?

Conheça os Ministros do TCU Ele é composto por nove Ministros. O nono ministro é escolhido pelo Presidente da República, escolha essa que deve ser aprovada pelo Senado Federal. Dois Ministros são escolhidos pelo Presidente da República entre os Ministros-substitutos e membros do Ministério Público junto ao TCU.

LER:   O que e TikTok Brasil?

Qual instituição é responsável pelo controle externo?

O responsável pelo controle externo é o Poder Legislativo Federal, Estadual e Municipal e conta com o apoio técnico dos Tribunais de Contas.

Quantos ministros substitutos tem o TCU?

Compõem esta Corte de Contas quatro ministros-substitutos, selecionados por meio de concurso de provas e títulos e serão nomeados pelo Presidente da República, entre cidadãos que satisfaçam os requisitos exigidos para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União.

Quem são os ministros do Tribunal de Contas da União?

Composição

Cargo Nome Origem da vaga
Presidente Ana Arraes Câmara dos Deputados
Vice-Presidente e Corregedor Bruno Dantas Senado Federal
Ministro Walton Alencar Rodrigues Ministério Público de Contas
Ministro Benjamin Zymler Auditores do TCU

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo