Qual a finalidade da gestao documental?

Qual a finalidade da gestão documental?

De maneira resumida, a gestão documental tem o objetivo de realizar o gerenciamento de informações relevantes, permitindo o bom funcionamento da empresa. Atualmente, as melhores práticas de gestão de documentos envolvem a digitalização dos mesmos, garantindo muito mais eficácia se comparada à gestão manual.

O que estabelece a tabela de temporalidade de documentos?

Um deles é conhecido como tabela de temporalidade — um instrumento de gestão que define o prazo de existência de um documento e o destino dele após o término desse período.

O que a classificação de documentos define?

A classificação de documentos é o processo aplicado para organizar informações por grupos de assuntos e facilitar a localização dos documentos, estejam eles em papel ou em formato digital.

Por que é importante classificar arquivos?

LER:   Quando o Google Meet foi criado?

Ao classificar documentos de arquivo, o que se pretende é reestabelecer estas conexões que nascem na produção do documento, durante o processo de gestão administrativa, mas que podem ficar ocultas em virtude das características dos processos administrativos ou de problemas em seu gerenciamento.

Qual é a finalidade do protocolo?

Protocolo é o conjunto das informações, decisões, normas e regras definidas a partir de um ato oficial, como audiência, conferência ou negociação, por exemplo. Um protocolo também pode se referir a um conjunto de normas e regras firmadas entre duas ou mais partes, como consequência de uma reunião deliberativa.

O que é temporalidade do documento?

O prazo de arquivamento — ou, como nos referimos anteriormente, a temporalidade do documento — é o período pré-definido em que os documentos devem permanecer guardados. Em outras palavras, é o seu tempo de vida útil.

Quais informações não podem faltar na tabela de temporalidade?

No setor de RH, a Tabela de Temporalidade identifica, de forma separada, cada documento que integra a ficha pessoal do profissional. Ela destaca informações a respeito do ciclo de vida, período de guarda, frequência de utilização até a destinação final.

LER:   Qual a forma mais facil de conseguir um emprego sendo menor?

Quais as classificações dos documentos de arquivo?

Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato.

Quais são as 3 principais classificações dos documentos?

Como é feita a categorização e subcategorização

  1. Gênero. Se refere à maneira de apresentar o documento de acordo com seu suporte.
  2. Espécie. É a definição a partir da disposição e da natureza das informações, por exemplo: Ata, Contrato, Decreto, Ofício, Certidão e entre outras.
  3. Tipologia.
  4. Natureza do assunto.
  5. Forma.
  6. Formato.

Por que é importante classificar?

Alguns grupos classificaram os objetos por cor, outros por forma, outros ainda pelo material do qual eles eram feitos, mas o mais interessante é que objetos que eram comuns em alguns grupos foram classificados de maneira diferente.

Qual é a finalidade de um arquivo?

Função do arquivo: guardar e organizar os documentos, tornando disponí- veis as informações mantidas sob a sua guarda. Finalidade do arquivo: servir de apoio à administração e servir de base para a história.

LER:   Quais os tres aspectos da Filosofia da Educacao?

Qual o significado do protocolo?

Do grego protókollon, significava, segundo o dicionário Aurélio, “primeira folha colada aos rolos de papiro, e na qual se escrevia um resumo do conteúdo do manuscrito”, e hoje, segundo a mesma fonte, significa, entre outras coisas, “convenção internacional”.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo