Qual a funcao da burocracia?

Qual a função da burocracia?

burocracia. A Teoria da Burocracia desenvolveu-se em função de: A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.

O que são as disfunções da burocracia?

A esse fenômeno, Merton denomina de disfunções da burocracia, a exemplo da internalização das regras e o apego aos regulamentos, o excesso de formalismo e de papelório, a resistência a mudanças, a dificuldade no atendimento a clientes e os conflitos com o público.

Qual o significado de burocrático no dicionário?

adjetivo Relativo à burocracia, ao sistema administrativo do serviço público. [Pejorativo] Relativo a qualquer sistema ineficaz, lento ou caracterizado pela falta de preocupação com as necessidades de cada indivíduo. Próprio ou particular de burocrata, do funcionário de uma repartição pública.

LER:   Qual a data da Independencia da Inglaterra?

Como Weber define a burocracia?

Para Weber, a burocracia moderna não é apenas uma forma avançada de organização administrativa, com base no método racional e científico, mas também uma forma de dominação legítima. Os atributos que regem o funcionamento da burocracia sintetizam as formas de relações sociais das sociedades modernas.

Quais são as causas das disfunções da burocracia?

As causas das disfunções da burocracia residem basicamente no fato dela não levar em conta a chamada organização informal que existe fatalmente em qualquer tipo de organização, nem se preocupar com a variabilidade humana (diferenças individuais entre as pessoas) que, necessariamente, introduz variações no desempenho …

São disfunções da burocracia exceto?

São disfunções da Burocracia, exceto: Lentidão no processo decisório. Rigidez e apreço extremos às regras. Ênfase excessiva nos grupos informais. Dificuldade de resposta às mudanças no meio externo.

Quais são as principais características da Teoria da Burocracia de Max Weber?

Principais características da burocracia O modelo burocrático é marcado pela hierarquia (cuja principal característica é a impessoalidade), a rígida divisão do trabalho, as regras, os regulamentos e os procedimentos inflexíveis, com todo o processo conduzido por documentos escritos e registro das atividades.

LER:   O que o Xenomorfo come?

Qual é o sinônimo da palavra burocrático?

2 sinônimos de burocrático para 1 sentido da palavra burocrático: Relativo à burocracia: 1 burocracial, oficial.

O que Max Weber defendia dentro da teoria burocrática?

A Teoria da Burocracia, escrita pelo sociólogo alemão Max Weber possui como objetivo o estudo das organizações, a sua estrutura e o seu desenvolvimento histórico-social, e possui também como principal vantagem a utilização da racionalidade como instrumento para o alcance da eficiência nas organizações.

O que é o processo de racionalização para Weber?

O termo racionalização em Weber está referido a ações sociais racionalmente orientadas. É o processo de introdução de racionalidades, ou do que, em diferentes épocas e lugares, julgamos ser racional. Corresponde às racionalidades prática, formal, teórica e substantiva.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo