Qual a funcao dos CAPSi Centros de Atencao Psicossocial Infanto-juvenil?

Qual a função dos CAPSi Centros de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil?

De acordo com as diretrizes ministeriais (BRASIL, 2005; BRASIL, 2011), os CAPSi são serviços em que há atendimento especializado às crianças e aos adolescentes com sofrimento psíquico ou com necessidades decorrentes do uso abusivo do álcool e outras drogas.

Como funciona o Adolescentro?

A proposta do tratamento do Adolescentro é trabalhar em grupos terapêuticos, onde adolescentes convivem e realizam o tratamento com outros adolescentes. O serviço conta com mais de 20 grupos terapêuticos para adolescentes e responsáveis.

Quem pode ser atendido em um Caps?

Quem pode ser atendido no CAPS? Pessoas com transtornos mentais severos e persistentes (adultos e, também, crianças e adolescentes), incluindo as enfermidades secundárias ao uso de substancias psicoativas (álcool e outras drogas).

Qual o papel do Caps infantil?

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil compõe a rede de atenção à saúde mental de seu município-sede. É voltado ao atendimento de crianças e adolescentes portadores de transtornos mentais severos e persistentes e, ou, dependentes de álcool ou outras drogas.

LER:   Como Ed e Lorraine se conheceram?

O que é Caps Infanto-juvenil?

É um equipamento desenvolvido em conjunto com o Serviço de Reabilitação (CER) e em parceria com a Secretaria da Educação. Destina-se a crianças e adolescentes de até 18 anos incompletos, com quadros psiquiátricos graves, assim como autismo, psicoses infantis e alterações de comportamento importantes.

Quais marcos legais determinam ações importantes na atenção psicossocial a infância e adolescência e quais são verdadeiramente seus efeitos?

Entre elas, podemos citar o Código Mello Mattos,1 de 1927; o Código de Menores,2 de 1979; e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990, que é a legislação atualmente vigente. 1 Decreto nº 17.943-A, de 12 de outubro de 1927. 2 Lei nº 6.697, de 10 de outubro de 1979.

Como conseguir atendimento pelo CAPS?

As consultas são feitas por agendamento, sendo necessário levar a carteirinha do SUS, um documento com foto e o encaminhamento de uma unidade de Estratégia Saúde da Família ou do clínico do Premir.

Como funciona o CAPS?

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são unidades especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente. Para alcançar esse objetivo, o Caps conta com uma equipe multiprofissional e com atividades coletivas e individuais, além do tratamento médico.

LER:   Qual conceito a filosofia Hannah Arendt?

Qual o papel do Caps na rede de atenção psicossocial?

O que é Caps infantil?

Como funciona o Caps tipo 1?

CAPS I: Atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 15 mil habitantes.

O que é caps ia?

O CAPSIA é um serviço de atenção diária que faz parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), destinado ao atendimento de crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes e/ou que de alguma forma estejam apresentando sofrimento psíquico grave e/ou limitações e consequências em suas atividades de …

Nesta linha, o Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil (CAPSi) é dedicado ao atendimento de crianças e adolescentes com sofrimento psíquico intenso e persistente.

Como o jovem pode ser tratado no raps?

O CAPS AD é um dos dispositivos da RAPS para ado- lescentes usuários de drogas e, no contexto do estudo, esse serviço atende adolescentes usuários de drogas acima de 12 anos. Anterior a essa idade, faz-se o tratamento no CAPSi em conjunto com o CAPS AD.

O que é um Caps IJ?

O Capsij atende criança e adolescentes na faixa etária de 0 a 17 anos 11 meses e 29 dias que apresentam transtorno mental grave e/ou persistente que necessitam de acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, incluindo aquelas com necessidades decorrentes ao uso de álcool e outras drogas.

LER:   Como parar de pensar no que os outros pensam de mim?

O que é caps Infanto-juvenil?

Quais são os marcos legais para os adolescentes?

Estes marcos legais acompanham as normativas que dão materialidade aos direitos das crianças e adolescentes no Brasil, a saber: Constituição Federal (1988), Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), bem como as normativas internacionais: Regras Mínimas das Nações Unidas para Administração da Justiça Juvenil – Regras …

Como é o tratamento no raps?

O tratamento da dependência química no Brasil está organizado em rede. Esta forma de lidar com os transtornos relacionados a substâncias (TRS) foi resultado da reforma psiquiátrica, quando ficou claro que o modelo hospitalocêntrico era desumano e ineficiente.

Quais são os 7 componentes da RAPS?

Unidade Básica de Saúde; • Núcleo de Apoio a Saúde da Família; • Consultório de Rua; • Apoio aos Serviços do componente Atenção Residencial de Caráter Transitório; • Centros de Convivência e Cultura. Centros de Atenção Psicossocial nas suas diferentes modalidades.

O que é CAPS 1 2 3?

O CAPS é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS, local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária, personalizado e promotor da vida.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo