Qual a tecnica para retirada do latex da seringueira pelos soldados da borracha?

Qual a técnica para retirada do látex da seringueira pelos soldados da borracha?

A mão-de-obra utilizada para a extração do látex nos seringais era feita com a contratação de trabalhadores vindos, principalmente, da região nordeste. Os seringueiros adotavam técnicas de extração indígenas para retirar uma seiva transformada em uma goma utilizada na fabricação de borracha.

O que pode ser feito com a seringueira?

A borracha natural é o resultado da coagulação do leite da seringueira (látex). Esse processo proporciona, à borracha, maior elasticidade e resistência a calor; e, graças a isso, permite que ela seja usada também na fabricação de pneus, de bolas, de luvas cirúrgicas e de outros produtos importantes no nosso dia a dia.

Como é feito o processo da borracha?

A Borracha Natural é obtida por meio do látex, seiva da Seringueira. #PraCegoVer Tronco de uma árvore visto de perto, com cortes na diagonal, por onde escorre a seiva branca da árvore. Borrachas escolares, Bolsa para Água Quente, Tira Leite Materno, Elásticos e Fisiobol.

LER:   Quando vai estrear a nova serie La Casa de Papel?

Quais eram as condições dos soldados da borracha?

Os soldados da borracha já chegavam aos seringais devendo aos donos da terra. Desde o transporte até o alimento era cobrado. O “sistema de aviamento” mantinha o trabalhador preso por meio de uma dívida interminável, que crescia dia após dia. Tudo que se recebia no seringal era cobrado.

O que se faz com o látex da seringueira?

A substância passou a ser utilizada como matéria-prima para a produção de correias, mangueiras até chegar em produtos mais modernos, como pneus de avião e materiais cirúrgicos.

O que pode ser feito com látex?

Ela é fonte de matéria-prima para a fabricação vários produtos, desde pneus a utensílios de cozinha, incluindo brinquedos, luvas de borracha e preservativos. Trata-se da seringueira, árvore nativa da Amazônia, de onde é extraído o látex, seiva que quando coagulada dá origem à borracha natural.

Quem eram principalmente os soldados da borracha?

A maioria dos soldados era formada por nordestinos, que tinham sofrido com períodos de seca nos anos anteriores. “Mas também havia gente de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Muitos presos que estavam nas cadeias dessas regiões foram transformados em ‘soldados da borracha’.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo