Qual a visao de Freud sobre o sexo?

Qual a visão de Freud sobre o sexo?

Freud explica que o instinto sexual é uma força que nos excita e atua de forma contínua. O instinto sexual possui como finalidade básica a conservação e a perpetuação da espécie humana. Freud explica que este instinto desapareceria se não sentíssemos prazer. A teoria freudiana não se limita apenas a região genital.

Quais as etapas do desenvolvimento da sexualidade segundo Freud?

A partir da caracterização da vida sexual infantil, Freud (1905/1996) propõe uma organização sexual por meio de quatro fases de desenvolvimento – oral, sádico- anal, fálica e genital – que vão culminar na vida sexual adulta, em que as pulsões, antes parciais, ficarão sob o domínio da zona genital.

São as três fases do desenvolvimento libidinal segundo Freud?

Há uma fixação numa fase anterior infantil e a sexualidade infantil é autoerótica, narcísica, pré-genital e anárquica. Para se atingir a fase adulta tem que se passar por todas as fases e por todos os recalcamentos que isso implica.

Quais são as fases do desenvolvimento humano psicologia?

O conceito de desenvolvimento da personalidade, para Freud, ocorre em sete fases: oral, anal, fálica, latência, adolescência, maturidade e velhice.

LER:   Como funciona uma chave de transferencia automatica?

Quais são as ideias centrais da psicanálise?

Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.

Qual a sexualidade descrita por Freud?

A sexualidade descrita por Freud segue um caminho de genitalidade, das pulsões parciais, do amor e da libido. A genitalidade se instala através das pulsões parciais. Desde Freud então o conceito de falo é introduzido como símbolo, fugindo do conceito anatômico e seguindo para um representante da representação .

Qual foi a sua teoria da sexualidade?

A Teoria da Sexualidade foi o grande passo inovador em Freud: a sexualidade em todas as idades, inclusive na infância. Sua teoria da sexualidade infantil lhe custou muitos dissabores com seus colegas médicos.

Qual o papel da sexualidade na etiologia?

Ao lado das ideias de Freud sobre o papel da sexualidade na etiologia das “doenças nervosas”, vai surgindo também a ideia de que as transgressões da sexualidade eram uma violação das prerrogativas masculinas: a liberdade sexual e o poder intelectual como condição masculina.

LER:   Qual o esqueleto mais antigo do mundo?

Qual foi o primeiro conceito desenvolvido por Freud?

O primeiro grande conceito desenvolvido por Freud (1856-1939) foi o de Inconsciente. Ele inicia seu pensamento teórico assumindo que não há nenhuma descontinuidade na vida mental. Ele afirmou que nada ocorre por acaso e, muito menos, os processos mentais.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo