Qual e a caracteristica a ser reconhecida no feudalismo europeu?

Qual é a característica a ser reconhecida no feudalismo europeu?

(Fatec-SP) Uma das características a ser reconhecida no feudalismo europeu é: A sociedade feudal era semelhante ao sistema de castas. Os ideais de honra e fidelidade vieram das instituições dos hunos. A economia do feudo era dinâmica, estando voltada para o comércio dos feudos vizinhos.

Qual legado deixado pelo feudalismo?

O senhor feudal, dono do feudo, disponibilizava suas terras, ferramentas e instalações para os camponeses, e esses tiravam o seu sustento do trabalho, mas com a obrigação de pagar altíssimos impostos aos seus senhores. A servidão foi predominante, mas em algumas partes da Europa ainda existia o trabalho escravo.

Quais foram os acontecimentos que provocaram a crise do feudalismo?

Revolução Burguesa: com o surgimento da burguesia, muitas pessoas fugiam dos feudos (êxodo rural) para as cidades em busca de melhores condições. O surgimento da moeda, o desenvolvimento das cidades medievais e da intensificação das atividades comerciais, foram essenciais para que o sistema feudal entrasse em declínio.

LER:   O que aconteceu com a cabeca de Alison dos Santos?

Como era o feudalismo na Europa?

Feudalismo foi um modo de organização social, político e cultural baseado no regime de servidão, onde o trabalhador rural era o servo do grande proprietário de terras, o senhor feudal. O feudalismo predominou na Europa durante toda a Idade Média (entre os séculos V e XV).

Qual foi o legado deixado pelo pensamento medieval aos nossos dias?

O Protestantismo seria uma heresia que deu certo e que gerou várias outras práticas religiosas, presentes até nossa época. Os Descobrimentos foram possíveis graças às técnicas náuticas, tais como bússola, astrolábio, mapas e construção naval desenvolvidos também no período medieval.

Qual foi a solução para a crise no sistema feudal?

A opressão dos senhores acabou incitando uma série de revoltas camponesas em diferentes pontos da Europa. Essas diversas rebeliões ficaram conhecidas como “jacqueries”. No século XV, o declínio populacional foi superado reavivando a produção agrícola e as atividades comerciais.

Por que o feudalismo promoveu um certo enfraquecimento do poder real?

A sociedade feudal não permitia a mobilidade social. No período medieval, cada classe social tinha sua função predeterminada e era praticamente impossível haver ascensão social. Os que lutavam eram os nobres, que, além de serem os donos das terras, formavam os cavaleiros que lutavam nas guerras.

LER:   Quais sao as populacões atuais que mais possuem influencia dos neandertais?

O que foi o feudalismo explique?

O Feudalismo foi uma organização econômica, política, social e cultural baseada na posse da terra, que predominou na Europa Ocidental durante a Idade Média. O Feudalismo teve origem no século V, com a crise do Império Romano, em razão da insegurança gerada pelas invasões dos povos nórdicos.

Como funciona o sistema de feudos?

A base do sistema feudal era a relação servil de produção. Feudo, portanto, era uma unidade de produção onde a maior parte das relações sociais passava a acontecer, porque os senhores feudais (suseranos) eram poderosos e cediam a outros nobres (que se tornavam seus vassalos) as terras em troca de serviços e obrigações.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo