Qual e o substantivo feminino?

Qual é o substantivo feminino?

São substantivos femininos as palavras que tem anteposição do artigo “a”: a gata, a mulher, a pessoa, a criança. Há, contudo, uma distinção a ser feita entre: substantivos biformes e uniformes. Substantivos biformes são os que apresentam uma forma para o masculino e outra para o feminino: menino, menina.

Quais são os femininos?

Assim:

Masculinos e femininos de radicais diferentes
Masculino Feminino
Homem Mulher
Macho Fêmea
Marido Mulher

O que é masculino e feminino?

Em geral, as palavras masculinas ou femininas da língua portuguesa são introduzidas pelo artigo o para masculino e a para feminino. Em alguns casos, uma palavra pode ser reconhecida como masculina pela terminação em -o ou como feminina pela terminação em -a. Exemplos: a escola, o cachorro.

Como saber se o substantivo e feminino?

LER:   Qual as posicões do bale?

Na língua portuguesa, há dois gêneros: masculino e feminino.

  1. É masculino o substantivo que admite o artigo “o”.
  2. É feminino o substantivo que admite o artigo “a”.

Qual é o substantivo feminino de Conde?

condessa | Definição ou significado de condessa no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Qual é o substantivo feminino plural?

De acordo com o número do substantivo, eles são classificados em: Singular: palavra que designa uma única coisa, pessoa ou um grupo, por exemplo: bola, mulher. Plural: palavra que designa várias coisas, pessoas ou grupos, por exemplo: bolas, mulheres.

Qual o nome da fêmea do Jabuti?

Jabota
Significado de Jabota substantivo feminino [Zoologia] Fêmea do jabuti.

Qual é o feminino de marajá?

marani
Marajá (feminino: marani) é um título dado a nobres da antiga civilização indiana, sendo um nível superior ao de rajá.

O que é uma palavra feminina?

[ Gramática ] Diz-se de ou género das palavras que indicam fêmea ou das que se consideram não masculinas (ex.: género feminino; estes adjetivos estão no feminino: maravilhosa, poderosa, vencedora).

LER:   Quem foi Charles Dow e quais suas contribuicões?

Sou mulher sou masculino ou feminino?

As duas formas estão corretas. O uso de feminino ou feminina dependerá do contexto da frase em que ocorre: Eu sou feminina. Eu sou uma mulher feminina.

Considera-se substantivo masculino aquela palavra que aceita os artigos “o” ou “os” na frente. Por sua vez, o substantivo feminino aceita os artigos “a” ou “as” também antepostos. Exemplos: o advogado (substantivo masculino); a advogada (substantivo feminino). Outros substantivos têm características próprias na formação do feminino.

Quais são os substantivos masculinos?

Flexionando o substantivo masculino: filho – filha, mestre – mestra, leão – leoa, folião – foliona, etc… Acrescentando-se ao masculino a desinência -a ou um sufixo feminino: autor – autora, deus – deusa, cônsul – consulesa, etc…

Qual o gênero do substantivo masculino?

O gênero dos substantivos divide-se em dois grupos: masculino e feminino. Considera-se substantivo masculino aquela palavra que aceita os artigos o ou os na frente. Por sua vez, o substantivo feminino aceita os artigos a ou as também antepostos. Exemplos: o advogado (substantivo masculino); a advogada (substantivo feminino).

LER:   Qual o papel de um contador em uma empresa?

Quais são os substantivos que indicam animais?

Exemplos: o algoz, o apóstolo, o carrasco; o cônjuge, a criança, o monstro, a pessoa, a testemunha, a vítima etc.; São os substantivos que indicam certos animais, conservando a mesma forma para o macho e para a fêmea. Quando se deseja classificá-los como masculino ou feminino, empregamos as palavras “macho” e “fêmea”.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo