Qual o legado dos africanos?

Qual o legado dos africanos?

Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária e idioma. Os bantos, nagôs e jejes no Brasil colonial criaram o candomblé, religião afro-brasileira baseada no culto aos orixás praticada atualmente em todo o território.

Quais foram os legados deixados pelos iorubas?

Xangô, por exemplo, é o orixá da justiça, representado por raios e trovões. Os iorubas também marcaram sua influência na culinária brasileira, com o acarajé, por exemplo, na música, com os atabaques, e na língua, com palavras como “axé” e “olodum”.

Quais os principais legados africanos na cultura brasileira?

A música popular urbana no Brasil Imperial teve nos escravos que trabalhavam como barbeiros em Salvador e Rio de Janeiro uma de suas mais ricas expressões. Instrumentos como o tambor, atabaque, cuíca, alguns tipos de flauta, marimba e o berimbau também são heranças africanas que constituem parte da cultura brasileira.

Quais foram os legados deixados pela escravidão?

O Brasil foi o maior território escravista do Ocidente, o último a extinguir o tráfico negreiro, e o último a abolir a escravidão. O resultado é um legado de desigualdade social, exclusão e violência.

LER:   Qual a probabilidade de acidente de moto?

O que herdamos da cultura dos brancos?

As duas festas mais importantes do Brasil, o carnaval e as festas juninas, foram introduzidas pelos portugueses. Além destas, vários folguedos regionalistas como as cavalhadas, o bumba-meu-boi, o fandango e a farra do boi denotam grande influência portuguesa.

Quais os legados deixados pelos africanos na nossa culinária?

Eles introduziram ingredientes diferentes como leite de coco-da-baía, o azeite de dendê, a pimenta malagueta. Com eles descobrimos o feijão preto, aprendemos a fazer acarajé, vatapá, caruru, mungunzá, angu, pamonha e muito mais! Os portugueses traziam da Europa os ingredientes para fazerem suas comidas.

Qual foi o grande legado deixado pela escravidão negra no Brasil?

A escravidão explica todos os grandes eventos históricos no Brasil, a própria colonização, nossos ciclos econômicos, a guerra contra os holandeses, a independência, a República”, afirma.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo