Qual o papel da reflexao?

Qual o papel da reflexão?

A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo. A reflexão filosófica é tida como radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento.

Qual a importância da reflexão profissional?

Em nosso entender, a reflexividade propicia e valoriza a construção pessoal do conhecimento, possibilitando novas formas de apreender, de compreender, de atuar e de resolver problemas, permitindo que se adquira maior consciência e controle sobre o que se faz.

Por que a prática educativa deve valorizar o desenvolvimento do pensamento reflexivo do aluno?

O que é reflexão docente?

Em sua análise isso implica refletir criticamente sobre o que ensinar, como ensinar e para que ensinar. Implica, também, na reflexão sobre a postura docente nas relações com alunos/as, bem como nas inter-relações no sistema social, político, econômico e cultural. A reflexão é posta como capacidade inata ao ser humano.

LER:   Quando a palavra tem sufixo?

Qual a importância de conhecer as profissões?

Quando monitora e conhece as profissões do futuro, você está dando o primeiro passo para continuar adquirindo habilidades desejadas no mercado. Isso contribui tanto com a sua capacidade de se manter empregado quanto com a de ser cotado para boas oportunidades em outras companhias.

O que é e qual a importância do planejamento?

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita identificar a realidade de uma atividade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, é o lado racional de uma ação. Busca alcançar, da melhor forma possível, objetivos pré-definidos. É um processo de tomada antecipada de decisões.

Qual deve ser o objetivo de uma prática educacional reflexiva?

A prática reflexiva cria hipóteses que antecipam possíveis consequências do agir como prática de liberdade. Pensamento reflexivo constitui um princípio educativo que torna possível a contínua formação do professor. A educação é desenvolvimento do hábito de pensar reflexivo como condição da vida democrática.

Qual a relevância de refletir sobre a prática docente?

Assim, se a reflexão sobre a ação pode ser considerada uma estratégia importante para a docência, visto que permite encontrar caminhos para o aprimoramento da prática e des- cobrir acertos e erros do trabalho educacional para construir novos rumos de atuação, há que se considerar sua importância na docência superior …

LER:   Como ensinar um Labrador a nao pular nas pessoas?

Qual a importância de refletir sobre a prática de ensinar?

O professor deve refletir para entender o seu aluno, para mudar algo que não esta dando certo, para conhecer novas metodologias e enfim! para aprender novas tecnologias. Está sempre em contato com outros profissionais, lê, observa, analisa para dar um suporte ao seu educando, sujeito e objeto de sua ação docente.

Qual a importância do docente?

O trabalho docente é a base da formação escolar e contribui não só com o desenvolvimento dos alunos, mas com o progresso da sociedade em geral, utilizando o conhecimento e a educação como instrumento.

Como deve ser a prática docente?

Falar de prática docente exige, portanto, que falemos de sujeitos que possuem um ofício (ARROYO, 2000), o saber de uma arte, a arte de ensinar, e que produzem e utilizam saberes próprios de seu ofício no seu trabalho cotidiano nas escolas.

O que é reflexão pedagógica?

Refletir à prática pedagógica implica na busca de suporte metodológico que propicia a revisão do processo educativo e a execução de novas ações que efetivem, de fato, a formação consciente e crítica do discente. Essa retrospectiva oferece condições de análise da ação, além de sobrepor novas estratégias norteadoras.

LER:   Quando nasceu Gaspar Corte Real?

Qual a importância de teorias na prática pedagógica?

O saber docente não é formado apenas da prática, sendo também nutrido pelas teorias da educação. A aproximação entre teoria e prática nos mostra novos horizontes que nos possibilitam buscar novas práticas de ensino que facilitem a aprendizagem dos educandos. …

O que é importante na formação docente?

Base Nacional para a Formação de Professores Conhecimento: domínio dos conteúdos ensinados. Prática: gestão da aprendizagem. Engajamento: interação e compromisso quanto ao trabalho como educador.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo