Qual o principal clima da Asia?

Qual o principal clima da Ásia?

Há quatro tipos de clima: siberiano, mediterrâneo, desértico e monções. O siberiano estende-se por toda a faixa norte e se caracteriza pelos longos invernos. Na região do litoral predomina o clima mediterrâneo. Já no interior do continente o clima é desértico, muito quente e seco durante o dia e gélido à noite.

Qual clima predomina no Extremo Oriente?

No Extremo Oriente o clima é subtropical e temperado. Portanto, as florestas também são subtropicais e temperadas, com exceção do oeste da China que apresenta clima frio de montanha e vegetação xerófila e de estepes.

Como ocorrem os climas no sul da Ásia?

Na porção sul do continente ocorrem os climas tropical e equatorial. A porção sul e sudeste da Ásia sofre forte influência dos ventos de monções. No verão, esses ventos sopram do oceano para o continente carregados de umidade, provocando chuvas intensas de junho a agosto.

Como é o clima tropical na Ásia?

No sul da Ásia e parte insular encontramos o clima tropical. No centro da Índia e Indochina, o clima é o tropical típico com duas estações: verões chuvosos e invernos secos, com altas temperaturas o ano inteiro.

LER:   O que precisa para comecar a vender roupa?

Qual o clima do Sudeste Asiático?

Nessa região há a presença de um clima equatorial que favorece a presença de florestas exuberantes. Além disso, no Sudeste Asiático há grande ocorrência de abalos sísmicos, vulcões e terremotos. Destaque para o tsunami (onda oceânica) de 2004 na Indonésia que atingiu mais de 250 mil pessoas. No Extremo Oriente o clima é subtropical e temperado.

Qual a região mais elevada da Ásia?

Na região norte, o relevo predominante é a planície siberiana. No centro, localizam-se as cadeias montanhosas mais elevadas do planeta. É nessa região que estão as os Alpes japoneses, as Montanhas Akaishi e as Montanhas de Kiso. Mais a oeste estão os montes Urais que dividem a Ásia da Europa.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo