Quem e a inventora do Kevlar?

Quem é a inventora do Kevlar?

Stephanie KwolekKevlar / InventoraStephanie Louise Kwolek foi uma química polaco-estadunidense, inventora do p-fenilenodiamina com cloreto de tereftaloila, mais conhecida como Kevlar, uma fibra de alta resistência mecânica, de cor dourada, que pode atingir mais de cinco vezes a resistência do aço. Wikipédia

Quando o Kevlar foi criado?

1965
O Kevlar é uma fibra sintética de alto rendimento, cinco vezes mais resistente que o aço, que desde a sua chegada ao mercado em 1965 foi muito utilizada pelas forças de segurança e o Exército, especialmente na fabricação de coletes à prova de bala e de ataques com arma branca.

Onde é usada a Kevlar?

Além dos clássicos coletes a prova de balas e de objetos perfurocortantes, o Kevlar vem sendo utilizado em áreas como automobilismo, extração de petróleo, esportes, exploração espacial e até mesmo em itens de consumo. A seguir, você pode conferir algumas das aplicações dessa versátil tecnologia.

LER:   Como Percy Spencer comprovou sua hipotese?

Foi inventado por Stephanie Kwolek em 1966?

A química americana Stephanie Kwolek, que inventou a fibra Kevlar, usada em coletes e outros dispositivos à prova de balas, morreu aos 90 anos, anunciou uma ex-colega.

Quando foi inventado o colete à prova de balas?

Introduzidos pelo Exército americano na década de 50, nas guerras da Coréia e do Vietnã, eles eram verdadeiras armaduras, feitas de placas de aço costuradas no pano – o que os tornava pesados e desconfortáveis.

Que ano foi inventado o colete à prova de balas?

A grande revolução que permitiu o surgimento dos coletes modernos foi a invenção, em 1965, do kevlar: uma fibra de aramida, material sintético semelhante ao náilon, leve e flexível mas cinco vezes mais resistente que o aço.

Quem foi o inventor do colete à prova de balas?

Stephanie Kwolek
A cientista americana Stephanie Kwolek da Dupont, no ano de 1965, na busca por um material com a resistência térmica do amianto e rigidez da fibra de vidro, acabou por descobrir um novo polímero.

Quando foi criado o Kevlar?

Em 1971, um militar chamado Nick Montanarelli ouviu falar sobre a fibra ultrarresistente que o Exército estava testando em pneus, o Kevlar. Ele ligou para Lester Shubin, diretor do Instituto Nacional de Justiça e sugeriu usar esse novo material em coletes e roupas.

Onde o Kevlar e aplicado?

O Kevlar é usado para reforçar as mangueiras do radiador, da transmissão e do turbo compressor dos veículos, proporcionando mais estabilidade térmica e resistência a produtos químicos. Além disso, o produto é aplicado em pneus para oferecer aumenta sua durabilidade contra abrasão e desgaste.

Quais são as principais aplicações do Kevlar?

Aplicações

  • Kevlar® para EPI.
  • Indústria aeroespacial.
  • Indústria automotiva.
  • Produtos de consumo.
  • Mineração.
  • Fibra óptica.
  • Proteção militar.
  • Aplicação da lei.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo