Sao caracteristicas da Cidade-estado de Atenas?

São características da Cidade-estado de Atenas?

É considerada o berço da democracia, bem como a cidade em que floresceram a filosofia, o teatro, a arte e a vida urbana na Grécia. A pólis (ou cidade-estado) de Atenas estava localizada na península Ática, uma região do litoral grego muito acidentada e com poucas terras férteis.

Quais as principais características da Cidade-estado de Esparta?

Esparta foi uma cidade estado grega que tinha como principal característica um estado oligárquico e militarista. Tinha como um de seus principais objetivos fazer de seus cidadãos modelos de soldados, fortes, corajosos, bem treinados e obedientes.

Quais as características das cidades de Atenas e Esparta?

Esparta e Atenas foram cidades-estado da Grécia Antiga com profundas diferenças culturais, sociais e políticas. Esparta e Atenas são os exemplos máximos da heterogeneidade da organização social que existia dentro de cada polis (cidade independente), da antiga civilização grega.

LER:   Tem voo direto para Istambul?

Qual a característica de Atenas na Antiguidade?

Atenas pode ser considerada como um centro cultural irradiador da estética, da filosofia e da arte para o mundo antigo. Importantes filósofos do período eram atenienses, como Sócrates. Atenas foi, portanto, um centro artístico, econômico, intelectual e cultural da Grécia Antiga.

Quais eram as características que diferenciavam as cidades gregas de Atenas e Esparta?

Atenas viveu um momento de domínio político, mas também cultural. Houve um florescer das artes, da ciência, do pensamento filosófico e da própria construção urbana. Esparta, por outro lado, apostava em uma educação militar e rígida, educando homens desde os sete anos de idade nesta lógica.

Quais são as principais características das cidades estados gregas?

As principais características das polis gregas eram: Possuía autonomia e detinha o poder; • Eram autossuficiente (política, social e economicamente); • Tinham leis e organização sociais próprias; • Propulsionou o surgimento da propriedade privada; • Possuía Complexidade social.

Porque Atenas se chama Atenas?

Os mitos gregos narram que Atenas recebeu seu nome em homenagem à deusa Atena. Os historiadores apontam que a presença humana na região de Atenas remonta, mais ou menos, ao período de 5000 a.C., portanto, ao Período Neolítico.

LER:   Quem foi a cigana dara?

Quais eram as principais características sociais e políticas de Atenas?

Ao contrário de Esparta, Atenas era uma democracia, em que todos os cidadãos podiam votar e assim participar do governo da cidade, situada na península da Ática, que foi ocupada pelos jônios desde o século X a.C.. Contudo, eram considerados cidadãos apenas os homens maiores de 21 anos e atenienses.

Quais eram os fatores que inicialmente garantiam a cidadania e o direito de participação política em Atenas?

Em Atenas eram considerados cidadãos homens livres (eleutheroí), maiores de 18 anos, filhos de pai ou mãe ateniense – após 451 a.C. deveriam ter pai e mãe ateniense –, e serem inscritos nos registros cívicos do demos. Tinham como direito a participação política, a propriedade da terra e a defesa do território cívico.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo